TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROCESSO ORÇAMENTÁRIO NO MUNICÍPIO DE PENDÊNCIAS

Artigo: O PROCESSO ORÇAMENTÁRIO NO MUNICÍPIO DE PENDÊNCIAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  3.994 Palavras (16 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 16

Clepson de Oliveira Brito

Estudante de economia, 8º período/CAWSL – ASSU

Francibeto Dantas Antunes

Estudante de economia, 8º período/CAWSL – ASSU

Maurício Miranda

Economista, mestre em Administração – Área de Políticas Públicas/PPGA – UFRN

Professor Assistente II – Deptº de Economia – UERN - CAWSL

Resumo

O presente trabalho faz uma análise do processo orçamentário do município de Pendências, tomando como base o processo de elaboração do orçamento para o ano de 2002. Inicialmente é abordado o processo orçamentário brasileiro, teoricamente e legalmente, para em seguida verificar como acontece o processo de orçamentação no município citado. Metodologicamente, a pesquisa realizada foi dos tipos bibliográfica e levantamento, pois recorreu-se à bibliografia especializada, à analise de documentos e à depoimentos de vereadores do município estudado. Como resultado, pôde-se observar que no município de Pendências o processo orçamentário não é realizado de acordo com o que prevê a legislação, pois os prazos previstos em lei não são respeitados e não existe participação popular. Além disso, nem mesmo os vereadores não possuem conhecimentos adequados que possam embasar seus votos. Assim, termina prevalecendo à vontade do poder executivo, que aprova o que quer. Como conclusão, pode-se afirmar que para se alcançar o desenvolvimento, a cidadania, a democracia e o Estado justo se faz necessário o estabelecimento de uma nova postura ética na gestão da coisa publica, que rompa com o elitismo e os interesses particulares, colocando a competência técnica a serviço dos interesses e demandas da maioria da população; que sejam construídos de participação popular nas decisões, congregando a administração pública municipal e aqueles que, em sindicatos, ong’s e universidades, possam contribuir para a elaboração de políticas públicas, o que não acontece no município de Pendências.

1. Introdução

Quando se trata da administração pública ou qualquer um de seus instrumentos, como é o caso do orçamento público, é impossível não se pensar e nem se discutir as profundas, marcantes e polêmicas transformações por quais passa a estrutura da administração pública brasileira em virtude da implementação da reforma gerencial. É tanto que, segundo Santos, “O conteúdo da ‘Reforma’, ao final, embora ainda careça de interpretações que possam fazer-lhe uma leitura completa, implica em radical mudança no paradigma constitucional da administração pública brasileira”.

Assim, nesse momento de redefinição do papel e da estrutura estatal, a discussão sobre o processo orçamentário da administração pública assume uma posição de destaque, haja vista que se almeja estabelecer uma realidade onde a administração pública atue de forma mais eficiente e eficaz, oferecendo aos cidadãos mais e melhores serviços, e isso implica em mudanças nas diretrizes, concepções e modelos orçamentários.

No entanto, vale registrar que historicamente este é mais um momento histórico, dentre muitos já registrados, em que o orçamento torna-se alvo de observações. Concebido de forma embrionária na Inglaterra, no ano de 1217, como um dispositivo de controle do parlamento aos poderes do monarca (Giacomoni, 2000). desde de então o orçamento público tem passado por processos de aperfeiçoamento - acontecimentos esses nem sempre pacíficas - em várias nações do mundo.

Foi também na Inglaterra, por volta de 1822, que o orçamento público surgiu como um instrumento formalmente acabado. Nesse período, em que o liberalismo econômico estava em franco desenvolvimento, à função principal do orçamento era “possibilitar aos órgãos de representação um controle político sobre os executivos”, buscando o equilíbrio financeiro e evitar o crescimento dos gastos públicos. Nessa concepção de orçamento, conhecida como orçamento tradicional, os aspectos contábeis e jurídicos se sobressaiam, ao passo que “o aspecto econômico tinha posição secundária. As finanças públicas caracterizavam-se por sua ‘neutralidade’: o equilíbrio financeiro impunha-se naturalmente e o volume dos gastos públicos não chegava a pesar significativamente em termos econômicos” (Giacomoni, 2000).

No final do século XIX, com o progressivo abandono do laissez-faire, o Estado passa a intervir na economia como corretor das distorções como agente dinamizador através programas de desenvolvimento. A partir desse momento a concepção tradicional de orçamento público passa a ser abandonada, dando espaço para o surgimento, no início do século XX, do orçamento moderno, que tem como função principal ser um instrumento de administração, de forma que auxiliasse “o Executivo nas várias etapas do processo administrativo: programação, execução e controle. A partir de suas características como documento de ‘antecipação’, o orçamento representaria a própria programação de trabalho do governo” (Giacomoni, 2000).

Nesse momento, o aspecto econômico do orçamento assume grande relevo, pois se passou a reconhecer a importância dos gastos públicos no sistema econômico. Entretanto, foi a partir da “revolução” keynesiana, na década de 30 do século XX, que “o orçamento publico passou a ser sistematicamente utilizado como instrumento da política fiscal do governo, isto é, de sua ação que visava à estabilidade ou à ampliação dos níveis da atividade econômica”.

Com a notoriedade dada, após a 2ª guerra mundial, ao planejamento, faz com que o orçamento passasse a, cada vez mais, está associado ao plano, de modo que, na década de 60, surgiu o PPBS – Planning, Progamming and Budgeting System (Sistema de Planejamento, Programação e Orçamento), que, de acordo com Giacomoni (2000), objetiva integrar de forma sistemática “os diagnósticos e prognósticos, os objetivos, a análise de cursos alternativos, os programas e projetos com suas metas, os recursos a serem empregados, a indicação de custos, bem como os esquemas de avaliação e controle”.

Entretanto, problemas como a falta de recursos para a execução de novos investimentos e a falta de técnicos especializados associados às dificuldades políticas, fizeram com que o PPBS fracassasse. Porém, isso não fez com que a concepção moderna de orçamento fosse abandonada. Conforme Giacomoni (2000), “o orçamento continua sendo, marcadamente, um instrumento básico de administração e, como tal,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com