TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Populismo

Pesquisas Acadêmicas: O Populismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  950 Palavras (4 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 4

O POPULISMO

Populismo é basicamente um “modo” de exercer o poder. Ou seja, dá-se uma importância ao povo, às classes menos favorecidas, cuida-se delas e, assim, conquista-se sua confiança o que permite que se exerça um autoritarismo consentido, uma dominação que não é percebida por quem é dominado.

Dentre as características do populismo está o fato de que o contato do líder com as massas acontece diretamente. Isto é, o líder não precisa de ninguém que intermedeie seu contato com o povo, mas vai, pessoalmente, de encontro a ele, torna-se “amigo pessoal” dos pobres, preocupando-se com sua situação individual. Através dessa proximidade, cria laços que permitirão a ele ser eleito sob os aplausos da grande massa popular que a ele confia, posto que se trata, não de um político qualquer, mas de um amigo. Portanto, o populismo tem como foco as classes média e baixa.

O populismo não é um governo de esquerda apesar de se voltar para as classes média e baixa. Tampouco é um governo de direita. A direita o considera uma forma demagógica de comportamento político. O populismo não dá espaço para a atuação política da classe burguesa uma vez que suas determinações políticas são atribuídas ao líder. O líder populista está acima de todas as classes, é representante único e total dos anseios do povo que o elegeu. Para a esquerda o populismo representa uma venda que é colocada nos olhos das massas distanciando-as da possibilidade de perceber o papel exercido sobre ele pelo Estado.

No Brasil, Getúlio Vargas é o exemplo maior do populismo. Apesar de toda a repressão exercida por Vargas conseguiu ser democraticamente eleito pelo povo o que mostra sua popularidade diante das grandes massas. Seu “interesse” pelos pobres, o que o levou a ser apelidado de “pai dos pobres”, dá uma dimensão do populismo assumido por Getúlio Vargas. A manipulação das massas é compreensível na medida em que a industrialização fez migrar para as grandes cidades um grande contingente de trabalhadores das zonas rurais como também de outros países. Estas massas vindas de diferentes lugares tinham dificuldades de organizar-se e, assim, preferiam confiar seus anseios àquele que se dizia um amigo, o líder populista.

O objetivo principal é apenas se manter no poder. Para isso utiliza a velha política do pão e circo já utilizada pelo governo romano lá na idade antiga. o PT é um exemplo claro de populismo, pois não está preocupado com obras estruturais que garantam a sustentabilidade do país, como aeroportos, portos, estradas, energia, ciência, tecnologia, saneamento, etc etc...o objetivo principal do PT é apenas se manter no poder pelo poder como na obra "o príncipe " de maquiável. Para isso investe em programas apenas assistencialistas e populistas como o bolsa família, pro uni, mais educação, minha casa minha vida, minha casa melhor, tabletes para professores..( e nossa educação continua como uma das piores do mundo ).Os gastos público do governo do PT para empregar seus companheiros nos órgãos públicos e nas empresas públicas como a Petrobrás, que já estão levando a falência, são absurdos e imorais, a roubalheira é grande, e não faz as reformas necessárias para garantir o futuro da nação, como a reforma da previdência, a reforma tributária e a reforma política, e porquê? porque isso garante o crescimento econômico e sustentável da nação para as futuras gerações, mais não rende voto hoje.

No vídeo Gloria Alvarez diz que a tecnologia (neste caso as redes sociais) é ferramenta chave para difundir informação e mensagens que ajudem o cidadão a incrementar sua análise crítica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com