TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Populismo

Resenha: Populismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/7/2014  •  Resenha  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 2

Queremismo foi um movimento político surgido em maio de 1945 com o objetivo de defender a permanência de Getúlio Vargas na presidência da República. A expressão se originou do slogan utilizado pelo movimento: "Queremos Getúlio". Significava o adiamento das eleições presidenciais, com o lançamento da candidatura de Vargas, e a convocação da Assembléia Nacional Constituinte.

Getúlio Vargas foi o primeiro líder populista a ter grande destaque no Brasil (1930 – 1945/ 1951 – 1954) que, por meio de amplas alianças e o controle dos meios de comunicação, se transformou em uma grande unanimidade política.

Seu discurso nacionalista e a concentração de poderes políticos lhe ofereceram uma longa carreira presidencial. Como exemplo da pluralidade de idéias desse período, podemos notar que Vargas conseguia, ao mesmo tempo, ser considerado o “pai dos pobres” e a “mãe dos ricos”.

Abrindo portas para as indústrias multinacionais estrangeiras, elevou o padrão de consumo e conforto das populações urbanas com a introdução de aparelhos eletrodomésticos e dos primeiros carros populares.

Além disso, o ousado e dispendioso projeto de construção da nova capital, Brasília, fez com que o empreendedorismo fosse a marca maior de sua administração.

O Período populista teve sua importância na história do Brasil, nota-se que nesse período fatos mudaram a vida dos brasileiros, melhorias foram implantadas, mas à que preço ? e a liberdade? Bem, os comunistas e os grupos de oposição até que tiveram um liberdade relativa, comparando com o conseqüente regime militar.

Mas é difícil dizer com exatidão que fatos mordazes teriam acontecido nas entranhas do governo.

Mas sobre Getúlio, cada pessoa tem sua própria opinião, ele reinou por 15 anos como ditador, mas era apoiado pelo povo tanto que foi reeleito. Então ele era um ditador… como Hittler (o povo também o apoiava), mas Getúlio aparentemente não fez grandes atrocidades, governou pelo povo, tentou melhorar o estilo de vida.

Talvez ele não fosse tudo isso, mas ele construíra uma máscara que o fazia tão popular e por meio de seus atos criava um elo com o povo. Não se sabe se era um anjo o um demônio. Sobre seus últimos atos, pode-se refletir, que ele já sabia que algo iria acontecer, que algo estava podre no governo, e assim queria terminar sua vida mas fazendo algo pelo povo, o fato de ter dado 100% de aumento é uma prova, entre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com