TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que causa poluição

Tese: O que causa poluição. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  Tese  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 2

O que gera a Poluição

Nas grandes cidades a poluição vem sido causada principalmente, da queimada de combustíveis fosseis, como, carvão mineral e derivados do petróleo (gasolina e diesel). Estes produtos tem lançando grandes quantidades de monóxido de carbono e dióxido de carbono na atmosfera. São combustíveis responsáveis pela energia das indústrias.

É considerados poluentes qualquer substancia no ar, pela a sua concentração, posso torná-lo nocivo ou ofensivo á saúde, causando danos aos materiais á fauna e á flora.

Poluentes atmosféricos existem sob a forma de gases e partículas, e podem ser naturais e artificiais.

Poluentes naturais, partículas do solo ou gotículas de água salgada do mar, partículas de gases de incêndios florestais e os grãos de pólen.

Poluentes artificias, são produzidas pelo homem, na sua grande maioria, produzidos pela queimada de combustíveis fósseis, como, petróleo, carvão mineral e gás natural ou reciclável, lenha, álcool, etc.

Classificação dos poluentes atmosféricos

Os poluentes são divididos em duas categorias: primários e secundários. Os poluentes primários são aqueles liberados diretamente das fontes de emissão, como o dióxido de enxofre (SO2), o sulfeto de hidrogênio (H2S), os óxidos de nitrogênio (NOx), a amônia (NH3), o monóxido de carbono (CO), o dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH4).

Os poluentes secundários são aqueles formados na atmosfera através de reação química entre poluentes primários e componentes naturais da atmosfera, se destacando o peróxido de hidrogênio (H2O2), o ácido sulfúrico (H2SO4), o ácido nítrico (HNO3), o trióxido de enxofre (SO3), os nitratos (NO3?), os sulfatos (SO42-), o ozônio (O3) e o nitrato de peroxiacetila - PAN - (CH3=OO2NO2).

Somam-se ainda a esses poluentes os álcoóis, aldeídos, hidrocarbonetos (HC), compostos orgânicos voláteis (COVs), mercúrio (Hg) e material particulado (MP). O termo material particulado abarca um conjunto de poluentes constituídos de poeiras, fumaças e todo tipo de material sólido e líquido que se mantém suspenso na atmosfera por causa do seu pequeno tamanho.

Dependendo do tamanho, suas partículas podem ser classificadas como Partículas Totais em Suspensão ou Partículas Inaláveis e Fumaça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com