TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS TIPOS DE INVESTIMENTO

Por:   •  17/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 2

TIPOS DE INVESTIMENTO

NÍVEL DE RENTABILIDADE

NÍVEL DE LIQUIDEZ

NÍVEL DE RISCO

Tesouro Direto - É um investimento de renda fixa. O programa de venda de títulos públicos do tesouro para pessoas físicas, a fim de arrecadar dinheiro e financiar as contas da União.

Oferece títulos com diferentes tipos de rentabilidade (prefixada, ligada à variação da inflação ou a variação da taxa de juros básica da economia - Selic), diferentes prazos de vencimento e fluxos de remuneração.

Possui liquidez diária, ou seja, é possível converter a aplicação em dinheiro com mais agilidade, dando mais autonomia ao investidor, que pode vender o título quando desejar, já que o Tesouro Nacional assegura a recompra integral do título negociado.

É considerado um dos mais seguros investimentos, tendo como principal fragilidade, a remota possibilidade do Estado, no papel de devedor do título em questão, enfrentar um cenário de crise econômica.

CDB (Certificado de Depósito Bancário) - Também é um investimento de renda fixa. O título é ofertado por instituições financeiras, onde o investidor, dentro de um prazo pré-acordado, recebe o capital investido com juros e correção.

As taxas podem ser prefixadas, pós-fixadas ou flutuantes, sendo geralmente proporcionais aos volumes aplicados, ou seja, quanto maior o valor investido, melhores são as taxas de remuneração.

Pode ser diária ou no vencimento. Geralmente os de liquidez diária costumam ter rentabilidade inferior aos que a liquidez se dá apenas no vencimento.

Baixo. Seu risco se deve à possibilidade das instituições financeiras, na condição de devedoras, não cumprirem com a devolução do valor investido. Todavia, o investidor é protegido pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos), que se compromete a ressarcir o investidor em até R$ 250.000,00.

LCI e LCA (Letra de Crédito Imobiliário e de Agronegócio) - Assim como os demais, também apresenta renda fixa. Basicamente se configura nos mesmos termos do CDB, com o diferencial de investimentos direcionados ao financiamento de Crédito Imobiliário ou de Agronegócio.

Podem ser prefixadas, pós-fixadas ou atreladas à variação da inflação. Sua rentabilidade se aproxima ao CDI, o que resulta em melhores ganhos financeiros para o investidor. Além disso, são isentas de Imposto de Renda, ou seja, este valor não é descontado no momento em que o título é resgatado.

São considerados investimentos de liquidez inferior aos CDBs e Títulos Públicos, pois precisam obedecer um período mínimo de investimento definido pelo CMN (Conselho Monetário Nacional).

Baixo risco, uma vez que o investidor também é assegurado pelo FGC.

Dado o perfil de Joana, uma investidora ainda jovem e inexperiente, é recomendável que o valor a ser investido seja distribuído em aplicações financeiras diferenciadas.

Ao propor o investimento no Tesouro Direto - que apresenta liquidez diária e possibilidade de resgate imediato -, atendemos assim sua solicitação, que é dispor do valor investido em caso de circunstâncias adversas. Além disso, todas as aplicações oferecidas são de renda fixa, dando maior segurança à investidora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (38.2 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com