TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Obstaculos Da Comunidade Surda

Artigo: Obstaculos Da Comunidade Surda. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  821 Palavras (4 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 4

A pratica pedagógica do 4° semestre do curso de Formação de Docentes destina- se 15 horas de observação co participativa, para a modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

A educação de jovens e adultos (EJA), após os anos 1990,

tem se constituído como uma modalidade de ensino reconhecida

mundialmente como uma alternativa de inclusão social.

Isso ocorreu, principalmente, após a Declaração Mundial sobre

Educação para Todos, em Jomtien, Tailândia (1990), na qual

houve a participação de mais de 150 países e representantes de

diferentes instituições como ONU, UNESCO e Banco Mundial

(UNESCO, 1990).

Estas observações foram realizadas nos dias vinte, vinte e um, vinte e dois, do mês de Agosto de dois mil e doze, na Escola Municipal Aníbal Lopes da Silva, localizada no Município de Cascavel do Estado do Paraná.

No decorre destes dias podemos observar primeiramente o perfil dos alunos da EJA que são alunos que não tiveram a oportunidade de estudar na idade apropriada, por vários motivos, (muitos nunca foram à escola ou dela tiveram acesso, o abandono dos estudos, pela entrada precoce ao mercado de trabalho, ou por que não tinha escola na região onde moravam estes alunos são homens e mulheres, trabalhadores/as empregados/as e desempregados ou em busca do primeiro emprego; estes alunos são marginalizados nas esferas socioeconômicas e educativas privados do acesso a cultura e aos bens culturas e sócias, os mesmo trazem uma marca da exclusão social. Que retornam a escola guiados pelo desejo de melhorar de vida ou por exigências do mercado trabalho. Assim è garantida por lei a oferta da modalidade de Educação Jovens e adultos na Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Art. 37.A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.

§ 1º Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames.

Nesta turma são 20 alunos freqüentando, sendo que a turma quase que no geral é bastante agitada, tendo que a professora chamar atenção de alguns alunos durante o desenvolvimento das atividades, mas apesar da agitação conseguem ser disciplinados para realizarem o que foi proposto pela professora, com relação ao interesse e entendimento dos conteúdos, os alunos apresentam vontade de aprender e algumas dificuldades em concluir as atividades, pois precisam do auxílio da professora individualmente pois as atividades e encaminhamentos metodológicos è variados pois tem alunos na etapa de alfabetização a alunos que estão no 4 modulo.

FREIRE (1976, p.49), faz a seguinte observação:

Aprender a ler e a escrever é mais do que a aquisição de um sistema de código alfabético, é a possibilidade de que os sujeitos percebam o que realmente significa dizer a palavra:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com