TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunidades surdas no Brasil

Tese: Comunidades surdas no Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  Tese  •  1.471 Palavras (6 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 6

ETAPA 1

PASSO 1

Comunidade Surda do Brasil. Comunidade e Cultura Surda do Brasil. Disponível em: http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo7/libras/unidade1/comunidade_culturasurda.htm. Acesso em: 25 nov. 2012

PORTAL DO SURDO. Cultura dos surdos . Disponível em: http://www.portaldosurdo.com/index.php?option=com_content&view=article&id=208&Itemid=194. Acesso em: 25 nov. 2012

PASSO 2

A sociedade em que vivemos presa o que é perfeito, demorou muitos anos para que as pessoas surdas fossem aceitas na sociedade, como pessoas capazes de se desenvolverem e terem uma vida normal, trabalhar, casar e ter filhos.

Nota-se que a cada dia que se passa as pessoas surdas estão alcançando o seu espaço na sociedade, uma vez as pessoas passaram a compreender melhor a condição da pessoa surda, e deixaram a visão preconceituosa que tinham. Um dos maiores compositores de música clássica de todos os tempos era surdo, e isso não impediu Beethoven de compor a nona sinfonia.

Beethoven é apenas um de muitos exemplos de como a pessoa surda é capaz de se desenvolverem, podemos citar como exemplo a Língua Brasileira de Sinais, que propicia o encontro entre pessoas surdas, onde elas podem se socializar, partilhar suas experiências, e aprenderem a utilizar desta língua, as escolas estão propiciando também aos familiares a aprendizagem desta língua, para que o surdo possa se inserir nos diferentes setores da sociedade, inclusive, algumas escolas disponibilizam interpretes para aqueles que desejam estudar em escola onde os professores não bilíngues(Língua Portuguesa e Libras).

O desenvolvimento da pessoa surda está possibilitando o desenvolvimento da cultura dos surdo e o surdo passa a conhecer o mundo e tecendo modificações a fim de torná-lo mais adequado a sua visão de mundo, bem como tornando-o mais acessível para si e para seus pares, deixando suas impressões e desenvolvendo uma identidade própria e autônoma, este é o entendimento da pesquisadora surda PERLIN(2004, p. 77-78):

[...] As identidades surdas são construídas dentro das representações possíveis da cultura surda, elas moldam-se de acordo com maior ou menor receptividade cultural assumida pelo sujeito. E dentro dessa receptividade cultural, também surge aquela luta política ou consciência oposicional pela qual o individuo representa a si mesmo, se defende da homogeneização, dos aspectos que o tornam corpo menos habitável, da sensação de invalidez, de inclusão entre os deficientes, de menos valia social.

É preciso criar espaços onde as pessoas surdas possam se desenvolver e mostrar as suas capacidades e habilidades, e assim definir sua identidade sim de pessoa surda, mas também de pessoa capaz de mudar o mundo tornando-o mais humano e justo.

ETAPA 2

PASSO 1

As necessidades educativas especiais incoporam os princípios já comprovados de uma pedagogia equilibrada que beneficia todas as crianças.Parte do princípio de que todas as diferenças humanas são normais e de que a aprendizagem deve, portanto, ajustar-se às necessidades de cada criança, ao invés de cada criança se adaptar aos supostos princípios quanto ao ritmo do processo educativo.Alguns professores enfrentam dificuldades para trabalhar com esses alunos.

Com base na sociedade atual percebe-se que existe uma gama de recursos que podem contribuir para que a aula seja realmente satisfatória para todos.

Podemos desenvolver atividades que possam integrar e socializar as crianças em um mesmo ambiente, quebrando as barreiras que as impedem de conviverem.

PLANO DE AULA

Disciplina:Matemática

TEMA:Medidas de tempo-Construindo instrumentos antigos de medida de tempo

OBJETIVOS:

• Aprender a ver as horas num relógio de ponteiros;

• Construir instrumentos de medida de tempo (relógio de sol e ampulheta);

• Perceber que é a Terra quem gira em torno do sol;

• Medir o tempo explorando a noção de passado e presente, divisão do dia em horas e em manhã, tarde e noite;

• Utilizar instrumentos de medida de tempo para orientar-se no dia-a dia;

• Fazer transformações de medidas de tempo, quando necessário.

CONTEÚDOS

• Divisão do dia em horas e em manhão, tarde e noite;

• Exploração da história da humanidade em relação às medidas de tempo;

• Direção Leste-Oeste e Norte-Sul;

• Divisão do círculo em partes iguais (3h,6h,9h e 12h);

• Transformação de medidas de tempo: 1 dia =24horas; 1 hora = 60 minutos.

• Construção de uma ampulheta com sucatas, que poderá ser utilizada em medições de tempo em jogos.

• Construção de um relógio de sol.

JUSTIFICATIVA:

Esta atividader prática de construção de uma ampulheta e de um relógio de sol servirá para facilitar a compreensão do nosso sistema de medida de tempo dividido em horas, minutos e segundos, assim como facilitará também a resolução de situações-problema envolvendo as medidas de tempo.

Por sua vez, também possui o propósito de integrar diversas áreas do conhecimento como: matemática, ciências, geografia ou história.

PROCEDIMENTOS:

Essa atividade propõe a construção de um relógio de sol e de uma ampulheta, instrumentos utilizados pelos povos antigos, antes da invençao dos relógios atuais.

Com a construção do relógio de sol, a criança poderá começar a analisar os movimentos diários do sol, aproveitando-se do fato de que o sol possuio um comportamento extremamente regular em sua aparente trajetória no céu, observando com isso a necessidade em se medir o tempo, sendo que desta forma, sugirá a curiosidade em saber como é que vê as horas em um relógio.

MATERIAL UTILIZADO:

O material utilizado para construir o relógio desol seráuma vareta para servir de ponteiros das horas.

Também será construída

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com