TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENSINO Tarefas enfrentando uma comunidade surda

Seminário: ENSINO Tarefas enfrentando uma comunidade surda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  Seminário  •  3.296 Palavras (14 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 14

GEOGRAFIA: DESAFIOS DO MAGISTÉRIO FRENTE À COMUNIDADE SURDA

Fabrício Dener de Melo¹

¹ Universidade Federal de Uberlândia, Instituto de Geografia.

E-mail: fabriciodener.ig.ufu@hotmail.com

Resumo: Os desafios encontrados ao longo da carreira do profissional da educação são cada vez maiores, tanto nas questões sociais quanto também econômicas que deixam a desejar, fazendo com que cada vez mais a procura por cursos de licenciatura diminua. Assim como profissionais, a sociedade também sofre por não terem pessoas preparadas suficientemente para dar suporte aos problemas que podem ser encontrados ao longo de sua carreira no trabalho. Este caso se torna mais comum para os portadores de deficiência como é o caso da comunidade surda no Brasil. Este estudo visa mostrar de forma mais clara quais são os desafios mais comuns do profissional da educação frente à comunidade surda, de modo mais específico aos professores de Geografia na qualidade de docente. Tem-se neste trabalho, o objetivo de tornar mais claro as dificuldades na pratica de ensino para os profissionais ao se depararem com as pessoas portadoras dessa deficiência, tentando tornar mais fácil a relação professor e aluno. Com base na prática do ensino da disciplina de Geografia para um grupo de pessoas portadoras de deficiência auditiva, ou seja, para pessoas da comunidade surda realizados nos anos de 2010 e 2011, foi possível estar em contato direto com o magistério e os desafios do profissional da educação frente à comunidade surda. Apontamos aqui os problemas encontrados por nós docentes desde a montagem dos materiais para serem utilizados em sala de aula até a prática do ensino entre a relação do professor em ensinar e os alunos surdos em absorver de forma coerente as informações. Com isso, fazemos uma discussão sobre a preparação do profissional para enfrentar os desafios de seu trabalho no magistério, em específico a comunidade surda no Brasil.

Palavras Chave: Profissionais da educação. Geografia. Comunidade surda. Magistério. Desafios.

O INÍCIO PROFISSIONAL

A carreira profissional para as pessoas dos cursos em licenciatura, cujo trabalho é estar em sala de aula transmitindo conhecimento e formando cidadãos, enfrenta diversos obstáculos no dia a dia. Como toda profissão os desafios são sempre uma barreira que precisa ser superada e não é diferente pra quem optou ter como carreira ser professor.

Salas de aulas sobrecarregadas por falta de espaço e grande número de alunos, falta de infra-estrutura adequada para dar suporte aos trabalhos a serem desenvolvidos pelo professor, salários baixos, falta de reconhecimento de seu trabalho e até mesmo a falta de respeito da comunidade em geral. Estes são alguns dos exemplos para quem optou trabalhar nessa área que irá enfrentar ao longo de sua profissão.

Esses problemas que perpetuam durante décadas no Brasil refletem cada vez mais o quanto é grave a situação que encontra a educação brasileira. O número de alunos que procuram por se tornar trabalhadores na área da educação tem regredido, pois tais desafios intimidam os mesmos.

Mas não são apenas os profissionais da área da educação que tem sofrido com os problemas da falta de investimento e reconhecimento da importância de recursos e de bons professores. Isso por vez também acaba por refletir na sociedade que cada vez mais busca por uma melhor educação e direitos de ter acesso ao conhecimento.

Vemos que o ensino superior cresceu consideravelmente no Brasil nos últimos anos, mas ainda continua falho na formação de professores. Vemos que ao terminar sua graduação, as pessoas saem e não estão preparadas para atuar em sua área. Um exemplo disso é a não preparação dos alunos de licenciatura para que possam passar conhecimento adequado para alunos que possuem deficiencia de diversos tipos como cegueira, deficiência mental, física dentre outros. Esse problema se torna ainda mais grave quando tais profissionais ao se formarem deparam com alunos surdos que precisam se comunicar através de sua língua, a Libras – Língua Brasileira de Sinais.

Este trabalho visa focar e apresentar as dificuldades do professor ao se deparar com alunos surdos levando em conta a má preparação ao longo de sua formação para se comunicar com a comunidade surda. Muitas vezes, ou na maior parte, os professores não possuem em sua formação o contato com a Libras e ha casos que possui, porém obteve informações superficiais para comunicar com os alunos surdos.

BREVE HISTÓRIA DA COMUNIDADE SURDA

Em diversos países, a comunidade surda sofreu durante séculos para ter seu reconhecimento e no Brasil não foi diferente. Por tempos os surdos eram vistos como anormais ou “coitados”. Na antiguidade e até idade média, refletindo até os dias atuais, as pessoas surdas eram vistas como uma forma de pagamento de pecados. Havia nascido surdas como forma de pagar os pegados de vidas passadas ou até mesmo os pecados de seus pais.

Muitos tinham as mãos amarradas para evitar que se comunicasse por mímicas, uma vez que não estava estabelecida sua língua de comunicação, obrigando-os a fazer a leitura labial. Uma época em que os surdos não eram reconhecidos como pessoas da mesma sociedade, muitos não podia sair de casa e presos ali acabavam passando toda a vida em meio a um espaço vivido reduzido e não acessível ao mundo.

De acordo com Karin Lilian Ströbel (2007, p.21), escreveu no capítulo “História dos Surdos: representações ‘mascaradas’ das identidades surdas” do livro “Estudos Surdos II”:

A sociedade não conhece nada sobre povo surdo e, na maioria das vezes, fica com receio e apreensiva, sem saber como se relacionar com os sujeitos surdos, ou tratam-nos de forma paternal, como ‘coitadinho’, ‘que pena’, ou lida como se tivessem ‘uma doença contagiosa’ ou de forma preconceituosa e outros estereótipos causados pela falta de conhecimento.

Aos poucos e com diversas lutas a comunidade surda começou a ganhar forças e a quebrar com os mitos que estavam cravados por séculos nas mentes da população. Mostrando sua competência e sua participação na sociedade, aos poucos os surdos foram conquistando espaço e conseguindo direitos constituídos por leis.

No Brasil, a história dos direitos da comunidade surda ainda é recente. Muitos dos mitos e a forma como são tratados os surdos pode se considerar de um reflexo de séculos de crenças de como realmente são as pessoas surdas vista pela sociedade. Isso atrapalhou por anos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com