TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunidade Surda

Monografias: Comunidade Surda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 2

As pessoas surdas conquistaram um espaço melhor nos dias de hoje em comparação ao passado, pois, na Grécia antiga eram considerados desprovidos de razão e a partir do século XVI que se observou um esforço para educá-los. O Instituto dos Surdos-Mudos, hoje, Instituto Nacional da Educação de Surdos (INES) foi à primeira escola para surdos no Brasil, fundada em 1857. Com isso virou referência em educação,socialização e profissionalização de surdos.Projetos foram criados para facilitar a inclusão de pessoas surdas na sociedade, como exemplo:

Projeto Legenda Nacional, que é um site destinado à campanha de inclusão de legendas em filmes nacionais dando acesso cultural as pessoas surdas.

Prodeaf, que é um tradutor LIBRAS-português utilizado em sites e aplicativos para celulares com andróide, que traduz o que é verbalizado ou digitado das LIBRAS para a língua portuguesa.

Projeto que institui o dia Municipal do surdo. O projeto surgiu diante da necessidade de que o município de Caruaru insira em seu calendário atividades voltadas para essa comunidade através de trabalhos de conscientização e prevenção, bem como oportunize ações de valorização da pessoa surda e sua cultura, a partir da execução deste dispositivo legal, a sociedade conhecerá melhor e terá novas concepções acerca do surdo na comunidade e da sua língua.

Apesar dos surdos terem conquistas, também existe barreiras, como, o preconceito lingüístico, cultural e dificuldade ao acesso às novas tecnologias, pois, as escolas especializadas não oferecem ambiente apropriado para o aprendizado.

Todos poderíamos ter uma conscientização de que somos iguais e que direitos e deveres são de todos, e que nossos governantes criassem uma lei que fosse obrigatória a implementação de LIBRAS nas escolas, aumentando a acessibilidade da comunidade surda na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com