TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PED – Plano Estratégico de Desenvolvimento?

Por:   •  12/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.083 Palavras (5 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 5
  1. Qual a finalidade do PED – Plano Estratégico de Desenvolvimento?

R: A finalidade é busca a elevação da produção e da produtividade agropecuárias mediante o uso de tecnologias e insumos mais modernos. A implantação e a operacionalização desses sistemas foram favorecidas e aceleradas pela disponibilidade de recursos para financiamento do crédito rural, investimentos e gastos operacionais do governo. O resultado foi um salto qualitativo e quantitativo da agropecuária nacional, cuja produção de grãos passou de aproximadamente 45 mil toneladas para 50 mil toneladas em 1980.

2. O que é o PRONAF e para que serve?

R:  PRONAF: Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar

Vem contribuindo para o desenvolvimento das famílias rurais brasileiras. Além de disponibilizar recursos financeiros de modo mais simples e ágil, o Pronaf apresenta as melhores condições e as mais baixas taxas de juros dos financiamentos rurais do país. O Pronaf é a política pública de crédito rural específica para a agricultura familiar .

3. O que é Apropriacionismo e qual sua relação com a modernização da agricultura?

R:  Um processo de modernização que buscava  por maiores lucros gerou uma

 Especialização que  levou ao conceito de atividades realizadas “antes da porteira” e “depois da porteira”. Assim, o termo “agricultura” perdeu abrangência e ficou restrito às atividades de plantio, colheita e criação de animais, ou seja, àquelas que acontecem apenas “dentro da porteira”,

Essa redução do papel da agricultura no processo produtivo de alimentos refletiu-se em menor rentabilidade para o agricultor, pois parte da renda antes gerada pela própria unidade agrícola (elaboração de insumos e processamento da produção) passou a ser captada pelos segmentos que vêm “antes” e “depois da porteira”, constituindo o que se denomina apropriacionismo.

Apropriacionismo

Movimento de apropriação industrial de frações do processo de produção agrícola (GOODMAN

et. al, 1990).

4. O que é uma cadeia CSA, qual seu ponto de partida e qual a sua finalidade?

R: CSA (Commodity System Approach.), Dessa forma, a CSA busca detalhar os processos tecnológicos desde o inicio pelos quais a commodity (matéria-prima específica que pode dar origem a vários produtos diferentes)  passa no seu fluxo pela cadeia de produção não só na fazenda, mas na agroindústria, no setor de insumos e no de distribuição ate chegar no consumidor final, Isso sem deixar de considerar os ambientes institucional e organizacional que influenciam esse fluxo, como as leis, as políticas públicas, a pesquisa, a extensão rural, os sindicatos, as associações rurais, as cooperativas.

5. No âmbito das politicas públicas internacionais, qual é a função da OMC?

R:  A Organização Mundial do Comércio, criada em 1995, é responsável pela regulamentação do comércio internacional. Suas funções são gerenciar os acordos que compõem o sistema multilateral de comércio, servir de fórum para o comércio internacional (firmar acordos internacionais) e supervisionar a adoção dos acordos e a implementação destes pelos membros da organização.

6. Para que serve o Plano Agrícola e Pecuário e qual seu período de vigência?

R: É um conjunto de medidas que busca orientar os investimentos na agricultura empresarial e na agricultura familiar durante o período referente ao calendário agrícola anual.

Proporcionam aos produtores rurais conhecimento da disponibilidade de recursos e das condições de acesso aos financiamentos da produção futura, como limites de crédito, beneficiários, encargos financeiros (juros), prazos de pagamento e demais condições. Assim, os empreendedores rurais podem planejar melhor e decidir sobre o que e como produzir.

Com vigência de julho a junho do ano seguinte.

7. Qual a principal função do crédito rural na Políticas Públicas?

R: Entre as principais funções do crédito rural estão o fortalecimento do setor rural, o favorecimento do custeio da produção (oportuno e adequado), o estímulo aos investimentos rurais e a comercialização de produtos agropecuários.

8. Qual a função do MAPA no âmbito das Politicas Públicas? Cite dois exemplos de atuação.

R:  Tem a função de promover o desenvolvimento sustentável e a competitividade do agronegócio em benefício da sociedade brasileira e do desenvolvimento rural, com programas destinados ao pequeno, ao médio e ao grande produtor rural.

Plano Agrícola e Pecuário , Programa ABC

9. Cite no mínimo 5 exemplos de políticas públicas que se enquadram com os objetivos da lei 8.171/91.

  • Associativismo e cooperativismo;
  • Formação profissional e educação rural;
  • Investimentos públicos e privados;
  • Crédito rural;
  • Garantia da atividade agropecuária;

10. Qual a diferença entre plano ABC e programa ABC e quais seus respectivos objetivos?

R:  Plano ABC: organização e planejamento das ações governamentais a serem realizadas para a adoção das tecnologias de produção com baixa emissão de gases causadores do efeito estufa.

• O Programa ABC tem por objetivo incentivar, por meio do crédito rural ofertado em condições especiais, práticas que envolvam a produção e resultem em menores emissões de gases de efeito estufa oriundas das atividades agropecuárias. São beneficiários produtores rurais e suas cooperativas, inclusive para repasse a associados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (67 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com