TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE AULA - DESENVOLVIMENTO, METODOLOGIA, ESTRATÉGIA ENVOLVENDO TICS

Por:   •  12/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  990 Palavras (4 Páginas)  •  2.923 Visualizações

Página 1 de 4

PLANO DE AULA - DESENVOLVIMENTO, METODOLOGIA, ESTRATÉGIA ENVOLVENDO TICS

Este plano de aula foi elaborado através do trabalho sugerido pela professora Fátima Médici, com o objetivo de compreender melhor o trabalho com crianças através da Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), onde poderemos desenvolver novos métodos para que o aprendizado do aluno aconteça de maneira uniforme, propicia e prazerosa para ambas as partes. Este plano de aula tem a finalidade de atingir os alunos que estão cursando entre o 4º e 5º ano do ensino fundamental.

PORQUE, EFETUAR UM PLANEJAMENTO DE AULA?

É complicado ao se falar e trabalhar com o tempo em sala de aula, está prevista uma aula para durar aproximadamente de 40 a 50 minutos, no entanto, isso não se concretiza, pois com o tempo (duração de aula), acontece imprevistos, tem a burocracia podemos citar uma das, preenchimento de diários, chamadas para a conferência do comparecimento do aluno a aula, além de se tentar fazer e pedir a atenção dos alunos para a aula a ser desenvolvida, além de organiza-los para que a atividade proposta tenha início, e não deixando de citar as interrupções da aula. Com relação a estes aspectos devemos estabelecer estratégias que minimizem ao máximo essas “perdas” em relação ao tempo de aula propriamente dito e entende-la como um outro tipo de aprendizado (aprender a convivência em sala de aula e a melhor utilização do tempo de aula). Deve-se desenvolver algumas habilidades para se lidar com o tempo como: agendar, estimar, antecipar, selecionar e priorizar, para que se possa elaborar um plano de aula, indispensável para o bom andamento da aula. O plano de aula tem como finalidade o planejamento da aula, como as atividades serão aplicadas, as possíveis dificuldades que possam surgir, projetando e destinando mais tempo para a execução das atividades.

Possuir um plano de aula disposto e minucioso, que registre objetivos, conteúdos a serem aplicados, materiais necessários, estratégias a serem utilizadas e quanto tempo vai levar, pode ser a diferença entre uma aula bem sucedida ou não.

Não existe um plano de aula perfeito a ser acompanhado, e sim previsão do que será a aula, as mudanças que transcorrerão durante a aula, de acordo com o que ocorrer no momento, a prontidão dos alunos, do professor que poderá instigar o interesse pela atividade apresentada.

Podendo ser adaptado e dinâmico de acordo com os acontecimentos ocorrido durantea aula,procurando atender às necessidades do momento, havendo modificações perante os alunos, para que se possa atingir os objetivos necessários para o progresso da aprendizagem, tornando-a agradável e produtiva. Uma aula é sempre um processo coletivo, pois não existe ensino sem aprendizagem, nem aprendizagem sem ensino, assim como não existe processo ensino-aprendizagem sem uma boa relação professor-aluno.

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UM BOM PLANO DE AULA E QUAIS FATORES PODEM “DESTRUÍ-LO”?

O plano de aula leva em conta a importância do desempenho do aluno, seu empenho e sua experiência. O aluno tem uma função importante com relação ao plano de aula, não podendo ser um mero receptor e passivo, devendo mostrar interesse, inteligência, onde a participação e argumentos fazem do planejamento um sucesso. O processo de ensino-aprendizagem é uma relação entre aluno e professor e ambos evoluem nessa vivência.

O que destrói um planejamento é um olhar somente sob a ótica do professor, que parte de pressupostos de uma educação bancária, repetitiva e enfadonha, com uma metodologia estática, com poucos recursos e que não considera o aluno como protagonista do processo. Um planejamento no qual o aluno não é comunicado, só reproduz, e ainda é baseado em uma avaliação parcial.

PLANO DE AULA

Público alvo: 4º e 5º ano ensino fundamental

Faixa etária: 10 a 11 anos

Tempo estimado: 5 aulas

Tema:A Língua Portuguesa no processo de aprendizagem e ensino, utilizando as Tecnologias de informação e comunicação (TICs).

Objetivo Geral:

• Prática de leitura,

• Oralidade,

• Entendimento da tecnologia.

• Compreender os acontecimentos da sua comunidade através das notícias vinculadas pela TV ou pela internet

Objetivos Específicos:

• Desenvolver o gosto e o hábito da leitura através das TICs.

• Compreender e utilizar-se de diversos gêneros textuais presentes em situações de interação social, utilizando os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (71.8 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com