TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM I Comércio Exterior UNIP

Por:   •  15/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.600 Palavras (11 Páginas)  •  1.072 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM COMÉRCIO EXTERIOR

ISOTERM INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA.

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM I

ALUNOS:  ALEXANDRA CAROLINA DE ABREU LOPES        R.A.: 1903791

BRAD SCHNEIDER DE MELLO                        R.A.: 1947814

CAMILA LUPPI DE CASTRO                                R.A.: 1913780

HELOISA SAYURI VARGAS NISHIMURA                R.A.: 1917471

JULIANA DA SILVA CALDEIRA                        R.A.: 1948316

KAREN CRISTINA DA SILVA PANINI PEDROZO        R.A.: 1922686

RIO CLARO/SP

2018


UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM COMÉRCIO EXTERIOR

ISOTERM INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA.

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM I

ALUNOS:  ALEXANDRA CAROLINA DE ABREU LOPES        R.A.: 1903791

BRAD SCHNEIDER DE MELLO                        R.A.: 1947814

CAMILA LUPPI DE CASTRO                                R.A.: 1913780

HELOISA SAYURI VARGAS NISHIMURA                R.A.: 1917471

JULIANA DA SILVA CALDEIRA                        R.A.: 1948316

KAREN CRISTINA DA SILVA PANINI PEDROZO        R.A.: 1922686

                        

Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM I, apresentado como um dos pré-requisitos para aprovação no bimestre vigente, no Curso Superior de Tecnologia Comércio Exterior.

Orientador (a): Profª Dra. Solimar Garcia

RIO CLARO/SP

2018


INTRODUÇÃO

Neste projeto interdisciplinar integrado pretendemos analisar administrativamente a estrutura da uma indústria de EPS (conhecido popularmente como isopor), tendo como base as disciplinas de teoria da administração, comunicação empresarial e técnicas de informática. Disciplinas essas aplicadas durante o primeiro bimestre do primeiro período do curso superior de comércio exterior da Universidade Paulista - UNIP.

A empresa escolhida para análise foi a ''Isoterm Indústria e Comércio de Embalagens Ltda.'', onde um dos nossos integrantes é colaborador. As informações obtidas foram todas passadas diretamente de membros gerentes administrativos.

Com o uso prático do conhecimento que nos fora passado e dos dados obtidos da empresa, apresentaremos de forma pratica o funcionamento atual da empresa e os conceitos aplicados no seu dia-a-dia.

DESENVOLVIMENTO

1.  FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

1.1 - Denominação e forma de constituição

A empresa Isoterm Indústria e Comércio de Embalagens Ltda, CNPJ: 56.415.979/0004-66, foi fundada em 15 de setembro de 1986 pela família Pascon e fica situada à Rodovia Washington Luis, km 168, em Santa Gertrudes – SP; em 2011 inaugurou outra unidade fabril na cidade de Araquari – SC e em 2016, um Centro de Distribuição na cidade de São José dos Pinhais.

1.2 - Dados e fatos relevantes da organização

A empresa iniciou suas atividades fabricando caixas de sorvete em um espaço de 1.375 metros quadrados. Hoje, quase 33 anos depois, suas instalações fabris ocupam algo em torno de 54.000 metros quadrados.

Com uma política de forte investimento e crescimento, a empresa teve em 2001 seu primeiro certificado ISO 9002; em 2015, após um intenso trabalho, foi implementado o Sistema de Gestão de Qualidade Isoterm, com certificação atualizada para ISO 9001:2015, certificação essa que inclui a área de projetos.

Como parte dessa política de Qualidade, a Isoterm buscar atender aos requisitos de seus clientes, fornecedores, colaboradores e todos os outros interessados baseando-se em sua missão, visão e valores:

  • Missão: Prover soluções em EPS com qualidade, confiabilidade e agilidade, visando o fortalecimento das relações com os nossos clientes.
  • Visão: Ser líder no mercado nacional na transformação do EPS com produtos diversificados, soluções à custos acessíveis e satisfações dos clientes, colaboradores e parceiros.
  • Valores: Ética e transparência; foco nos resultados; competência e qualidade.

1.3 - Natureza e ramo de atuação

Investindo sempre em novas tecnologias e ampliando suas instalações para atender a demanda, a Isoterm figura hoje entre as três maiores empresas no ramo de transformação do EPS do Brasil. O EPS (mais conhecido pelos brasileiros como Isopor) é a sigla internacional para Poliestireno Expandido, e traz uma ampla gama de utilização. Tendo começado apenas com caixas de sorvete, a empresa hoje atua com uma ampla linha de produtos, onde destacam-se:

  • Linha doméstica: caixas para bebidas/alimentos, porta-garrafa, porta-lata, porta-marmitex, entre outros.
  • Linha industrial: peças moldadas industriais, como calços, embalagens para eletrodomésticos e eletrônicos.
  • Capacetes: desenvolvimento de berços para capacetes.
  • Construção civil: lajes, lajotas, telhas, colunas, peças para isolamento térmico e acústicos e até mesmo na decoração, com colunas e sancas.
  • Colchões: a utilização do EPS neste mercado ainda é uma novidade, porém tem crescido exponencialmente nos últimos doze meses. São produzidos placas e bloquetes que substituem boa parte da espuma antes utilizada nos colchões.

1.4 - Faturamento e porte da empresa

Com uma receita bruta de R$ 207 milhões em 2018, a empresa pode ser enquadrada como de Porte Médio, de acordo com o método de classificação do BNDES.

O BNDES classifica seus clientes em função do porte, o que permite uma atuação adequada às características de cada segmento, através da oferta de linhas, programas e condições específicas. O apoio às micro, pequenas e médias empresas, por exemplo, é considerado prioritário pelo BNDES, oferecendo condições especiais com o intuito principal de facilitar o acesso destas empresas ao crédito. A classificação de porte é realizada conforme a Receita Operacional Bruta (ROB) das empresas ou conforme a renda anual de clientes pessoas físicas. (BNDES, c2019)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (174.1 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com