TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM I Recursos Humanos Unip

Por: ElianaPoli  •  4/10/2013  •  9.270 Palavras (38 Páginas)  •  627 Visualizações

Página 1 de 38

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho trata-se de um estudo de gestão organizacional com base na empresa Minas Queijos e Massas. A empresa possui a maior porcentagem de mercado na cidade de Araraquara- SP, produzindo pizzas e massas. Onde se encontra também em seu estabelecimento, vinhos, refrigerantes, queijos, e produtos alimentícios.

Foi selecionada como um exemplo de organização preparada para lidar com os mais diversos tipos de situações. Isso devido a uma estrutura bem definida e a relação estabelecida não só com os funcionários, mas também com os clientes. O proprietário é bem acessível, sua forma de administrar simplificada e acreditamos que ele seja dominante em seu ramo.

Neste trabalho retrataremos seus principais serviços, produtos, fornecedores e concorrentes, analisando cada um segundo as disciplinas do 1º semestre do curso de Gestão em Recursos Humanos.

A seguir serão detalhados os processos da empresa, para que se possa entender como é realizada a administração no ramo de fornecimento de pizzas e massas em geral.

2. DESCRIÇÕES DA EMPRESA

FOTO 01

FOTO 02

FOTO 03

Uma empresa é uma instituição tipicamente social. Na verdade, a maioria absoluta das empresas é uma sociedade de algum tipo (envolvendo mais de um proprietário – em geral, pelo menos dois sócios; numa sociedade anônima, até milhares de acionistas). Uma empresa é forçosamente criada em uma sociedade específica e tem sede em um território politicamente organizado (ou seja, uma nação). Sua atividade é regulada pelas leis da nação em que foi criada. Se ela precisa ou deseja agir também a partir de outras nações, a empresa precisa ter presença nelas através de filial ou subsidiária, que passa a ser regida também pelas leis da nação em que foi estabelecida.

O objeto de uma empresa pode ser produzir bens ou prestar serviços. Hoje em dia se costuma falar em produtos de uma empresa de modo a englobar tanto os bens que ela produz como os serviços que presta. A comercialização dos bens que uma empresa produz é uma forma de prestação de serviços.

Disponível em <http://liberalspace.net/2010/11/16/empresa-natureza-objetivo-funo-objeto-e-responsabilidade-social/> Acessado em: 26 mai. 2012.

Uma organização é formada pela soma de pessoas, amparadas pelas máquinas e outros equipamentos que facilitam o trabalho (capitalizando-o, e/ou tornando-o produtivo, no ganho de escala - de - produção), recursos financeiros e outros. A organização então é o resultado da combinação de todos estes elementos orientados a um objetivo comum.

A estrutura de uma organização é representada através do seu organograma, fluxograma e contabilidade. Em Administração, organização tem sempre e necessariamente dois sentidos:

- Combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Exemplo: empresas, associações, órgãos do governo, ou seja, qualquer entidade pública ou privada. Ou seja, a organização em uma empresa determina o que fará cada integrante para alcançar o objetivo coletivo, do grupo.

- Modo como foi estruturado, dividido e seqüenciado o trabalho. Ou seja, um conjunto bem determinado de procedimentos, divididos e seqüenciados (geralmente em um organograma) necessários para se realizar um trabalho, no fluxograma derivado.

Disponível em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Organiza%C3%A7%C3%A3o> Acessado em: 26 mai. 2012.

A empresa escolhida foi Minas Queijos & Massas EPP (CNPJ: 12.363.268/000177), ela foi criada em 08 de Dezembro de 1999 tendo hoje 11 anos de mercado, visando o comercio varejista com localização na Avenida Maria Antônia Camargo Oliveira, 2513, Araraquara SP, e em busca de melhor atender seus clientes, em 08 de dezembro de 2005 devido ao seu sucesso em vendas e visando crescimento foi criada uma filial em Ribeirão Preto na Avenida Leais Paulista, 157.

MAPA 01

2.1 DENOMINAÇÃO E FORMA DE CONSTITUIÇÃO.

Denominação social é o nome dado a uma empresa. Este deve ser formado com uma palavra qualquer ou uma expressão fantasia, sendo facultado o uso de expressão que caracterize o objeto da sociedade. Pode também adotar o nome de uma pessoa física como homenagem, mas este ato mantém a responsabilidade dos contratantes.

Disponível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com