TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLITICA SOCIAL

Monografias: POLITICA SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O presente trabalho, tem o objetivo de abordar o que é política social, exemplos de política social contemporânea, observações feitas no bairro Cachoeirinha Zona sul de Manaus as expressões da questão social e programas atendidos por políticas sociais. A política social tem se apresentado como uma política fundamental para o bem estar dos cidadãos, garantindo espaços, atendimentos e necessidades sociais, daí o caráter público da política social. Política social é cidadania é um direito do homem e do cidadão. Deste modo para comentar o processo de políticas sociais e suas expressões no bairro Cachoeirinha, temos que recuar ao seu passado histórico para então voltar para o presente onde se forma a cidadania tal como a vivemos hoje.

O bairro Cachoeirinha foi projetado em 1892, por iniciativa do governador Eduardo Ribeiro, visando aumentar a frota de bondes e reestruturar os serviços de saneamento, abrindo assim , novas áreas para expandir o perímetro urbano da cidade; Nesta época o bairro era ligado ao centro de Manaus, por uma ponte de madeira, que os moradores denominavam de de Itacoatiara. Hoje é a famosa ponte de Benjamin Constant, construída pelos ingleses no século passado, uma das referências históricas da cidade de Manaus. Dentro do processo de urbanização da Cachoeirinha é construída a Praça Benjamin Constant, onde atualmente funciona a empresa Manaus Energia e em frente um grande barracão de madeira, para ser a primeira feira do bairro, que ficou conhecida como Mercadinho da Cachoeirinha. No mesmo local funcionou também o grupo escolar Guerreiro Antony em homenagem ao coronel Antonio Guerreiro Antony. Em 1927 foi instalado no local a escola de Aprendizes Artífices do Amazonas com cursos de desenho, oficinas de alfaiataria, mercenária, tipografia entre outros. Para melhor servir a população foi criado também em 1942 a Escola de Artífices se muda para novas instalações e passa a ser chamada de Liceu Industrial de Manaus, antiga escola técnica Federal do Amazonas e atualmente Cefet ( Centro Federal de Ensino Tecnológico do Amazonas) .O desenvolvimento do bairro Cachoeirinha hoje incluem instituições saúde como Alfredo da Mata, Pronto Socorro de Atendimento, Pronto Socorro da Criança, instituto Adriano Jorge,Universidade do Estado do Amazonas( Faculdade de Medicina), Escolas públicas e municipais. No bairro estão grandes centros de saúde,como o Hospital Geral de Manaus o Hospital Militar,o Hospital Adriano Jorge , A Fundação Alfredo Da Mata, CRAS ( Centro de Referência de Assistência Social) ,Previdência Social,nasceu também o programa social de habitação (PROSAMIM) que trouxe melhorias na qualidade de vida dos cidadãos Amazonenses nas condições ambientais de moradia e saúde da população. O bairro está localizado na zona Sul de Manaus fazendo fronteira com os bairros da Praça 14, São Francisco,Raiz,Betânia,Igarapé do 40 e do Mestre Chico e o Centro. Um bairro que mostra grandes empreendimentos sociais que asseguram á população de direito de cidadania: Educação, saúde, assistência social, previdência social, habitação popular e meio ambiente.

A política social se apresenta como uma política fundamental para o bem estar dos cidadãos já que denomina-se política a ciência de bem governar um povo constituído em Estado,assim a política tem como objetivo de atender as necessidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com