TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS DE MELHORIA DE ALOJAMENTO: DESTILAÇÃO E CRISTALIZAÇÃO

Projeto de pesquisa: PROCESSOS DE MELHORIA DE ALOJAMENTO: DESTILAÇÃO E CRISTALIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 3

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS:

DESTILAÇÃO E CRISTALIZAÇÃO

Nome: Roseli de Fátima Alves No33 Curso: Química Industrial

Nome: Talita Camargo de Abreu No37 Período: Manhã

Nome: Rafael Donizetti Silva No43 Módulo: 1o

Prof aVanesa M. Ferrari Data: 07/04/09

Componente: Tópicos em Química Experimental Código: 1037

Objetivo

Realizar a separação de componentes de vários tipos de misturas usando-se destilação e cristalização. Também manusear a vidraria e adquirir prática.

Introdução teórica

Destilação:

A destilação consiste na separação de líquidos de suas eventuais misturas, por passagem ao estado de vapor e posterior condensação com retorno ao estado líquido, com auxilio de calor e/ou por redução da pressão.

Um corpo líquido, quando entra em ebulição, passa para o estado de vapor ou gasoso. Para que isto ocorra, o corpo deverá ser submetido a um aumento da temperatura ou a uma diminuição da pressão. A concorrência simultânea destes dois fatores facilitará consideravelmente o fenômeno.

Os compostos orgânicos, quimicamente puros, apresentam pontos de ebulição distintos e definidos, daí o uso generalizado da destilação, não somente para separá-los de misturas, como para purificá-los e caracterizá-los.

Se as substâncias quimicamente puras apresentam ponto de ebulição constante e definido, destilam a esta temperatura, o mesmo não podemos dizer das substâncias impuras ou das misturas de substâncias voláteis.

Destilação Simples:

Só tem aplicação para separar um líquido de suas impurezas não voláteis (em solução no líquido), um solvente usado numa extração, ou, excepcionalmente, para separar líquidos de pontos de ebulição muito afastados.

A destilação simples é realizada em laboratório num aparelho, que consta do seguinte: um balão de destilação ligado pelo seu tubo de desprendimento lateral a um condensador liso (ou reto), munido, na sua abertura superior, de uma rolha perfurada, pela qual se introduz um termômetro. Este deve ser adaptado de modo que o seu bulbo se situe à altura da abertura do tubo de desprendimento. O condensador devera estar disposto em posição inclinada, de maneira que a água fria da torneira penetre pela sua abertura lateral inferior, através de um sistema de comunicação com tubos de borracha ou plásticos, sendo então expelida pela abertura lateral situada na parte mais alta.

O líquido condensado (destilado) é coletado num frasco receptor, preferentemente um erlenmeyer, adaptado à extremidade final do condensador.

O superaquecimento da massa líquida poderá resultar em uma ebulição tumultuosa, que deve ser evitada, adicionando-se à mistura, ainda frio, algumas pérolas de vidro. Neste caso, bolhas de ar contidas nas pedras porosas são eliminadas pelo aquecimento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com