TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERMULTIDISCIPLINAR

Por:   •  12/4/2016  •  Monografia  •  2.813 Palavras (12 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS - GRH

ANTONIO REGINALDO MARTINS MOREIRA

RA: 1415822

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR VII - PIM

“CASAS BAHIA”

ARAÇUAÍ

2015

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS - GRH

ANTONIO REGINALDO MARTINS MOREIRA

RA: 1415822

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR VII - PIM

“CASAS BAHIA”

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR VII PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE GESTOR DE RECURSOS HUMANOS APRESENTADO A UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP.

ARAÇUAÍ

2015



RESUMO

O presente Projeto Multidisciplinar tem como objetivo central, traçar um paralelo entre a teoria e a prática empresarial. De modo que foi possível encontrar na Casas Bahia as práticas necessárias para contemplar as disciplinas solicitadas. Assim, concluiu-se então que o conhecimento teórico é tão importante para a atuação quanto o técnico-prático, já que possibilita ao gestor a identificação de cenários-problema e das melhores soluções a fim de detectar ameaças e oportunidades, tomando sempre as decisões mais assertivas.

Palavras-chave: Saúde e segurança no trabalho; treinamento e desenvolvimento; desenvolvimento sustentável.            


SUMÁRIO

1 Introdução        06

1.1 Identificação da Empresa......................................................................................06

2  Saúde e Segurança no Trabalho: Benefícios e Assistência Social        08

3  Treinamento e Desenvolvimento        10

4    Desenvolvimento Sustentável................................................................................12

4.1 Selo ISSO 14000....................................................................................................12

4.2 Programa Socioambiental das Casas Bahia..........................................................13

5 Conclusão        14

6 Referências Bibliográficas        15


  1. INTRODUÇÃO

Considerando que a segurança e saúde do trabalho são elementos de extrema importância para o andamento e sobrevivência das empresas contemporâneas, pretende-se, por meio deste projeto multidisciplinar, traçar um paralelo entre teorias e práticas de uma empresa real a fim de compreender seu andamento, problemática e soluções para cenários que se atrelam às disciplinas do semestre.

Desta forma, a natureza escolhida para a criação deste trabalho é qualitativa, buscando assim, levantar todas as informações teóricas a fim de se chegar à conclusão, utilizando-se de abordagem exploratória através de pesquisa do tipo bibliográfica para colher e avaliar os dados, as pesquisas bibliográficas podem ser através de obras ou artigos científicos. (GIL, 2008).

  1. Identificação da empresa

Razão Social: Casas Bahia Comercial Ltda.

Nome Fantasia: Casas Bahia

Definição do Negócio da Empresa: Rede de varejo de móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos considerada popular.

Ramo de Atividade e segmento de atuação, produtos e/ou serviços oferecidos: Varejo de móveis e eletrodomésticos.

Missão - Ainda de acordo com o site institucional da companhia: “Realizar o sonho dos nossos fregueses, proporcionando a melhor experiência de compra, com um modelo de gestão focado na solidez do negócio, no respeito e na dedicação total aos nossos clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros”.

Visão- “Ser uma empresa de atuação e reconhecimento internacional que atenda as necessidades de todas as classes sociais, nos mercados em que atuamos, com eficiência e rentabilidade, contribuindo para o crescimento do Brasil”.

Valores – Humildade; Disciplina; Equilíbrio Emocional; Garra e Determinação; e, Eficiência.

Localização - “A Casas Bahia possui mais de 500 lojas em 13 Estados (SP, RJ, MG, PR, ES, SC, GO, MS, MT, TO, BA, SE e CE), além do Distrito Federal. As lojas de rua funcionam a partir das 8h e as instaladas em shoppings centers, das 10h às 22h”.

Principais concorrentes: Magazine Luíza; Lojas Americanas; Ponto Frio.


  1. SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO: BENEFÍCIOS E ASSISTÊNCIA SOCIAL

Atualmente, os índices de acidentes de trabalho e doenças relacionadas ao trabalho tem mostrado crescimento, o que acarreta as empresas e indústrias altas taxas de custos, além dos prejuízos humanos, sociais e econômicos que afetam não somente a empresa em si, mas também o trabalhador e o cenário mercadológico em geral.De acordo com o SESI/SEBRAE (2005) tais prejuízos, alguns deles irreparáveis, podem ser contabilizados através dos danos causados à integridade fisica e mental do trabalhador, além de analisar tais danos através dos prejuízos que a empresa acumula e os custos gerados também para a sociedade.

Segundo manual do FIESP e CIESP (2003) podem ser identificados como acidentes de trabalho os seguintes: Doença profissional, assim entendida a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério da Previdência Social;Doença do trabalho, assim entendida a adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente, constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério da Previdência Social.

É de responsabilidade das empresas e empregadores oferecer a seus funcionários condições básicas de segurança e saúde no ambiente de trabalho, assegurando que o ambiente onde este exercerá suas atividades ofereça o menor risco possível para sua saúde e integridade física e mental, garantindo assim o uso adequado de maquinário e equipamentos que podem constituir grande valor no patrimônio da empresa.

Na questão de política e segurança do trabalho da Casas Bahia a empresa possui um investimento contínuo na saúde e segurança de seus colaboradores, cumprindo todas as normas e regras impostas pela legislação trabalhista, além de fomentando programas contínuos de educação sobre saúde e segurança no trabalho, tanto para profissionais administrativos quanto operacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (153 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com