TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parlamentarismo X Presidencialismo

Resenha: Parlamentarismo X Presidencialismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  Resenha  •  211 Palavras (1 Páginas)  •  193 Visualizações

Se tivesse que escolher entre Presidencialismo e Parlamentarismo, nos dias atuais, o que os debates prévios deveriam levar em consideração? Exponha seus argumentos que justifiquem a escolha.

Se tivesse que escolher entre os dois, eu escolheria o PARLAMENTARISMO por ser um governo com mais facilidade de releição, ou seja, quando a população perdesse a confiança na atual liderança, o presidente dissolveria o parlamento e convocaria novas eleições para que uma nova maioria seja eleita e um novo primeiro ministro seja indicado.

No Brasil, antes de se abraçar o Parlamentarismo é preciso que se fortaleça os Partidos, para que eles sejam ideológicos e com Programas claros para que o povo saiba com antecedência o que será feito pela maioria partidária, se alcançar o Poder. Os Partidos, quando no Poder seriam obrigados a cumprir seus programas

O Presidencialismo gera crises e corrupção pois nem sempre o presidente possui maioria no congresso nacional, ele acaba fazendo alianças e começa a distribuição de cargos para obter essa maioria. Outra questão contra é a demora do processo de releição, 4 anos para poder votar e mais um periodo burocratico para tomar posse.

No Parlamentarismo a maioria é quase natural, podendo se fazer alianças as claras, sem necessidade de arranjos escondidos. As alianças são entre Partidos e não entre pessoas individualmente.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com