TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estrategico Governamental

Exames: Planejamento Estrategico Governamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/8/2014  •  630 Palavras (3 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Planejamento Estratégico Governamental

Aluna: Joelma Cristina Aires Alves

Professor: Rumeninng Abrantes dos Santos

O PEG deve subsidiar as ações que se realizam no contexto maior da gestão pública; em particular aquelas que se relacionam ao ciclo de elaboração das políticas públicas (formulação, implementação e avaliação).

Questões

1) Quais são as principais características que contrapõem o “Estado Necessário” ao “Estado Herdado”?

A principal característica do “Estado Herdado” é a situação não desejada, onde as políticas públicas não estão de acordo com as expectativas da população, pois se fosse diferente este seria denominado “Estado Ideal” . Normalmente o “Estado Herdado” tem caráter negativo, pois se caracteriza por um momento indesejado, como já ocorreu no Brasil – um Estado patrimonialista, autoritária e clientelista. Já o “Estado Necessário” se caracteriza pelo processo de pesquisa, análise e adequação, processos que alguns autores denominam de “Processo Evolutivo do Estado”, onde se tem uma problematização e uma evolução na melhora das condições de vida da população. A descoberta das reais necessidades da população é ponto chave do “Estado Necessário”, pois ao contrário estaríamos sendo prepotentes (característica comum no “Estado Herdado”), onde pensamos que somos sabedores das reais necessidades de outros, onde nem sempre a sua necessidade é idêntica a do outro.

Nesse sentido, o Estado Necessário é a busca do bem-estar social, da prosperidade, do desenvolvimento nacional, ou seja, uma alternativa de mudança para o Estado Herdado, buscando novos cenários da realidade estrutural, social, econômica e governamental.

2) De que forma o Planejamento Estratégico Governamental auxilia na transformação rumo ao Estado Necessário?

O Planejamento estratégico governamental é uma ferramenta que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação de acordo com as metas, objetivos. Para que então seja possível antecipar situações, melhor aplicar os recursos, verificando as necessidades daquela região ou população, levando em conta as condições internas e externas da empresa, tornando–se um processo mais coerente e eficiente. O PEG (Planejamento Estratégico Governamental) auxilia na transformação rumo ao Estado Necessário quando questiona e desmonta as velhas ideias e paradigmas do Estado Herdado (injusto, estático, monopolizador do poder, burocrático, autoritário), no sentido de traçar estratégias que acabem com a administração ineficiente, corrupta, corporativista, antiética, incompatível com um Estado que precisa servir a todos com justiça.

Com isso, estrategicamente, pode-se criar uma cultura social de cogestão, de envolvimento com o planejamento, fiscalização e avaliação de obras e serviços desenvolvidos pelas administrações dos três níveis governamentais.

3) Por que o conceito de “Administração Geral” é entendido pelo autor como inadequado ao tratamento da gestão pública?

A indagação sobre a adequação do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com