TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano Plurianual

Trabalho Universitário: Plano Plurianual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2013  •  2.749 Palavras (11 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

Centro de Educação a Distancia

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

GESTAO PUBLICA

SEMESTRE:

CLÁUDIA FONSECA ROCHA - RA: 3810642290;

DÉSIA MARIA DINIZ - RA: 4301782159;

FLÁVIO NARCISO DOS SANTOS – RA: 4708900589

MARCELO DE JESUS LELES - RA: 4586877950

JOHN KENNEDY SILVESTRE - RA:5532125641

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

TITULO

PROFESSOR:TUTOR DE EAD (ISERIR NOME COMPLETO)

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................03

DESENVOLVIMENTO......................................................................04

CONCLUSAO...............................................................................................13

BIBLIOGRAFIA..........................................................................................14

INTRODUÇÃO

É importante que o encontro de Cúpula do G8, em 2007, esteja abordando as questões relacionadas a segurança energética e a mudança climática. Esses são

temas cruciais de nossos dias e reúnem as questões do crescimento e da responsabilidade de uma maneira tal que colocam em relevo nossos deveres com as futuras gerações.

Em 2005, as Academias divulgaram uma declaração enfatizando que a mudança climática estava ocorrendo e poderia ser atribuída sobretudo às atividades humanas.

Faziam um apelo para esforços que levassem em conta tanto as causas da mudança climática quanto as inevitáveis conseqüências do passado e das insuperáveis emissões no futuro. Desde então, o IPCC publicou a parte do sumário do Grupo de Trabalho 1 para os Tomadores de Decisão no seu quarto relatório de avaliação.

Futuros relatórios ainda são esperados durante este ano. Recentes pesquisas fortemente enfatizam nossas conclusões prévias. É inequívoco que o clima está mudando e é muito provável que isto seja predominantemente causado pela crescente interface humana com a atmosfera. Essas mudanças transformarão as condições ambientais na Terra, a menos que medidas de combate sejam adotadas.

1. Introdução: Definição do Estado, Formas e Sistemas de Governo

Historicamente, o termo Estado foi empregado pela primeira vez por Nicolau Maquiavel, no início de sua obra O Príncipe, publicada em 1513.

Uma definição abrangente de Estado seria “uma instituição organizada política, social e juridicamente, ocupa um território definido e, na maioria das vezes, sua lei maior é uma Constituição escrita. É dirigido por um governo soberano reconhecido interna e externamente, sendo responsável pela organização e pelo controle social, pois detém o monopólio legitimo do uso da força e da coerção”. É possível conceituar também analiticamente o Estado através de seus elementos constitutivos: O Estado é uma sociedade de pessoas chamada “população”, em determinado território, sob a autoridade de determinado governo, a fim de alcançar determinado objetivo, o bem comum.

O Estado para alguns pensadores:

 Maquiavel: Estado Laico (o Estado é oficialmente neutro em relação às questões religiosas).

 Jean Bodin: Garantidor das leis e da propriedade.

 Hobbes: Leviatã = Estado forte e monstruoso.

 Em Locke: Liberal, defensor da vida, liberdade e propriedade privada.

 Rosseau: Defendia um Estado democrático, com “Educação” e sem propriedade privada.

 Montesquieu: Defendia uma nova Monarquia, onde os poderes não estariam centralizados e sim separados.

 Hegel: Defendia uma visão organicista de Estado, o conceito representa o ponto de partida e de chegada no pensamento hegeliano, de vez que a finalidade das coisas deve coincidir com o que se acha objetivamente realizado pelo Estado.

 Marx: Defendia o fim do Estado, pois este seria um instrumento de dominação e exploração de uma classe sobre a outra.

O Estado pode ser constituído de duas principais formas de governo (Monarquia e República) e dois principais sistemas de governo (Parlamentarista e Presidencialista).

Uma República é uma forma de governo onde um representante é escolhido pelo povo para ser o chefe de estado, podendo, ou não, acumular o poder executivo. A forma de eleição é, normalmente, o voto livre secreto, em intervalos regulares.

Há duas formas principais de república:

 República presidencialista ou presidencialismo. Nessa, o presidente, escolhido pelo voto para um mandato regular, acumula as funções de chefe de Estado e chefe de governo. Dessa forma, para levar a cabo seu plano de governo, o presidente deve barganhar com o Legislativo caso não possua maioria.

 República parlamentarista ou parlamentarismo - Nesse caso, o presidente apenas responde à chefia de Estado, estando a chefia de governo atribuída a um representante escolhido de forma indireta pelo Legislativo.

Por outro lado, uma Monarquia é um regime de governo em que o chefe de Estado é o monarca. O poder é transmitido ao longo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com