TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula - Introdução as Relações Internacionais

Por:   •  24/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 3

Conteúdo escolhido: Introdução ao estudo das relações internacionais (RI) /teorias das relações internacionais

Estratégias de ensino:

- Estudo de caso sobre a questão da Síria (em grupos de até oito pessoas)

- Estudo dirigido sobre as teorias das Relações Internacionais (em grupos de até oito pessoas)

- Júri simulado (02 grupos)

- Aula expositiva dialogada

Descrição da aula:

- 45 min para a leitura de textos (pesquisados pelos alunos e fornecidos pelo professor), sobre as teorias das relações internacionais (estudo dirigido em grupos)

- 45 min para a leitura de um texto (ou reportagem) sobre a questão da Síria (estudo de caso em grupos), com a seguinte pergunta a ser respondida: proponha duas possíveis soluções para o conflito na Síria, com base nas duas correntes teóricas da RI (realismo e idealismo).

- 45 min para um júri simulado, em que cada grupo representará uma corrente teórica das RI, na solução da questão da Síria.

- 45 min para uma aula expositiva dialogada, sobre o assunto.

Justificativa das estratégias de ensino escolhidas:

- Estudo de caso: o objetivo é vincular o conteúdo teórico a temas atuais da agenda internacional

- Estudo dirigido: os objetivos são: despertar o interesse dos alunos pela pesquisa e pela leitura de textos sobre o assunto, apresentar as principais referências bibliográficas sobre o assunto aos alunos e otimizar o aprendizado em sala de aula, buscando-se desenvolver o espírito analítico nos discentes.

- Júri simulado: o principal objetivo é desenvolver o pensamento crítico nos alunos, através de um "jogo dialético" de tese e antítese, para se chegar a uma solução inovadora (síntese) ao problema proposto.

- Aula expositiva dialogada: com a finalidade de o professor sintetizar os principais aspectos teóricos da matéria ou ainda apresentar algo que os alunos não tenham dito durante os debates.


- Conteúdo escolhido: Teoria Clássica das Relações Internacionais

- Estratégia de ensino:

Fórum, seminário, estudo de texto e aula expositiva dialogada

- Descreva como este conteúdo será ensinado a partir da estratégia escolhida: escrever detalhadamente como será ensinado este conteúdo:

Estudo de texto: os alunos deverão fazer estudo prévio dos textos que serão pela professora, para que estejam a par da explanação que assistirão em sala de aula. Assim, poderão participar da aula de forma mais interativa e sanar possíveis dúvidas.

A aula expositiva dialogada: será desenvolvida por meio de planejamento prévio apresentado aos alunos dos textos que serão utilizados durante o semestre, bem como quando serão cobrados nas aulas (dois autores por aula). Desta maneira, serão utilizados dois horários de cada dia de aula para que se faça a explanação dos textos pela professora, de forma a tirar possíveis dúvidas dos alunos.

Seminário: um horário por dia de aula, os seminários abordarão um teórico e aplicarão a teoria dele a algum caso da época, a fim de mostrar a interligação entre teoria e prática, ou seja, fazendo estudo de caso. O grupo que apresentar o seminário deve entregar de forma material uma resenha crítica de no máximo 5 laudas correspondente ao tema trabalhado, assim como os demais grupos terão um horário de aula para redigir e entregar um texto explicativo sobre as ideias apresentadas no seminário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (29.5 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com