TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politica De Crescimento Economico

Artigos Científicos: Politica De Crescimento Economico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  1.460 Palavras (6 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO

NÚCLEO UNIVERSITÁRIO DE CANELA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DANIEL BERTI

FABRICIO VARGAS

JOÃO PEDRO RAYMUNDI

MELISSA BOFF DI NARDI

RAFAELE RIBEIRO

RICARDO FEIER

ROGER CARDOSO

POLÍTICA DE CRESCIMENTO ECONÔMICO

CANELA

2012

DANIEL BERTI

FABRICIO VARGAS

JOÃO PEDRO RAYMUNDI

MELISSA BOFF DI NARDI

RAFAELE RIBEIRO

RICARDO FEIER

ROGER CARDOSO

POLÍTICA DE CRESCIMENTO ECONÔMICO

Trabalho apresentado ao Centro de Ciências da

Administração, Núcleo Universitário de

Canela, da Universidade de Caxias do Sul,

como requisito parcial para aprovação na

disciplina de Fundamentos da Economia.

Orientador: Prof. Gilberto Luiz Brandalise.

CANELA

2012

SUMÁRIO

1 CONCEITO . . . . . . . . . 4

2 CARACTERISTICAS . . . . . . . 5

3 IMPORTANCIA . . . . . . . . 7

4 MACROECONOMIA . . . . . . . . 8

5 CONCLUSÃO

6 FIGURAS

1 CONCEITO

Existem vários índices que podem ser usados para medir o crescimento econômico, o mais tradicional é pelo Produto Interno Bruto – PIB, que corresponde á somatória de bens, produtos e serviços produzidos pelo país. É importante salientar que crescimento econômico tem diferenças ao desenvolvimento econômico que é um conceito que envolve outros aspectos relacionados com o bem-estar de uma nação como, educação, saúde, segurança, saneamento básico, entre outros indicadores. Mas é importante que o crescimento e o desenvolvimento econômico andem juntos, para que não sejamos apenas um país rico com um povo pobre, para isso não acontecer precisamos que aconteça uma redistribuição de renda para que o resultado do crescimento econômico não pare nas mãos de poucos.

Podemos definir crescimento econômico como o aumento da capacidade produtiva da economia (produção de bens e serviços). É definido basicamente pelo índice de crescimento anual do Produto Nacional Bruto (PNB), per capita. O crescimento de uma economia é indicado também pelo crescimento da força de trabalho, pela receita nacional poupada e investida e pelo grau de aperfeiçoamento tecnológico.

2 CARACTERISTICAS

Kuznets (1978 p. 248) identifica seis características do crescimento econômico:

1ª - Crescimento da Renda Per Capta da população, detalhe importante é discutir a diferença entre o PIB, Produto Interno Bruto e o PNB, Produto Nacional Bruto. Em países mais desenvolvidos cuja participação nos mercados globais é maior esta diferença pode não ter um grande impacto, mas nos países menos desenvolvidos a diferença é grande, pois o PIB é a soma de todos os bens e serviços finais já o PNB é o PIB menos a renda líquida enviada ao exterior, portanto é a renda disponível, é a que fica para a população e nações pouco desenvolvidas são sensíveis ao fluxo de riqueza que deixa suas fronteiras.

2ª – A taxa da eficiência da produtividade, o resultado da divisão da saída (produto acabado) pela entrada (matéria-prima, mão de obra, etc.) e sua evolução histórica. Usando menos recursos para o mesmo resultado, em comparação com outras sociedades, consegue-se uma vantagem competitiva.

3ª – A taxa de transformação na estrutura econômica, se ela reflete a modificação de uma economia baseada na agricultura para uma economia industrializada (aumento do valor agregado produzido).

4ª – Taxa de urbanização e estruturas legais presentes (evolução para o conceito de plena cidadania), que refletem as ideologias e políticas públicas propícias ao desenvolvimento (saúde, transporte, segurança e educação).

5ª – Meios de transporte e de comunicação, se estão disponíveis, suficientes, adequados, conservados e se acompanham o desenvolvimento.

6ª – A distribuição do crescimento econômico: em países não desenvolvidos existem muitas desigualdades quanto ao emprego de tecnologias e acesso a estas de uma região para outra. Estes contrastes causam desequilíbrio e retardam o crescimento.

Inovação tecnológica, aumento da produção e da produtividade e diversificação de produção. A aceleração do crescimento econômico está associada ao processo de inovação tecnológica. A Revolução Industrial veio confirmar esta relação e as inovações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com