TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politica Social

Ensaios: Politica Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTÕES DA ATIVIDADE VIRTUAL

QUESTÃO 1 - Com base nas discussões até aqui apresentadas, indique qual a relação existente entre política e política social. Deque forma a política social pode contribuir para efetivação do direitos civis e sociais? (Valor 2,0)

Resposta:

As duas políticas desempenham atuações do poder político visando o bem-estar da população.

A Política social contribui atendendo as reivindicações dos trabalhadores, reduzindo a desigualdade.

QUESTÃO 2- Redija um texto (10 a 15 linhas) com os principais pressupostos teóricos marxista. E aponte quais foram as principais contribuições dessa teoria para o desenvolvimento das políticas sociais. (Valor 2,0)

Resposta:

Os pressupostos marxistas só começam a ser vistos a partir do processo de reconceituação.

Alguns elementos da teoria de Marx: Materialismo histórico começa da ideia de que o modo de produção é a determinação fundamental das historias das sociedades humanas. Nas sociedades de classes, o modo de produção é um modo de luta de classes.

A natureza humana e a essência humana ocorrem com as necessidades básicas como: beber, comer, etc. Para a realização dessas necessidades o meio é o trabalho. Com o surgimento da sociedade de classes o trabalho torna-se alienado e a associação torna-se relação de exploração e dominação.

O capitalismo caracteriza-se pela produção do mais-valor, processo de exploração que constitui as suas duas classes fundamentais: burguesia e proletariado.

O Marxismo no serviço social contribui para a edificação de uma postura critica e política do Assistente Social, onde este firma seu compromisso com a classe trabalhadora, na busca de fortalecimento do processo contra-hemogenico.

QUESTÃO 3- A existência de políticas sociais pode ser considerada como um fenômeno associado à constituição da sociedade burguesa, ou ao modo capitalista de produzir e reproduzir-se. Pesquise em outras fontes bibliográficas e redija um texto (10 a 15 linhas) sobre o surgimento das Políticas Sociais. Lembre-se de inserir as referências dos textos pesquisados. (Valor 3,0)

Resposta:

A Realidade de políticas sociais pode ser considerada como um fenômeno associado à constituição da sociedade burguesa, ou ao modo capitalista de produzir e reproduzir.

Seu inicio foi marcado no final do século XIX com a criação e multiplicação das legislações e medidas de produção social, desenvolvendo – se após a segunda guerra mundial.

Alguns fatos históricos comprovam a trajetória desse acontecimento sendo eles: a decadência da sociedade feudal e da lei divina entre os séculos XVI e XVII questionado sobre o papel do estado.

QUESTÃO 4- O curta-metragem “Ilha das Flores”, de Jorge Furtado (1989), faz uma análise crítica e ao mesmo tempo assustadora das condições de vida de pessoas que vivem na extrema pobreza. Assista ao vídeo para responder:

Quais os problemas sociais que o filme

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com