TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politica Social

Dissertações: Politica Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÃO 1 - Com base nas discussões até aqui apresentadas, indique qual a relação existente entre política e política social. Deque forma a política social pode contribuir para efetivação do direitos civis e sociais? (Valor 2,0)

Quando o estado busca em suas realizações, o atendimento à necessidades sociais básicas da população, seja através de garantias e ações concernentes à assistência social, saúde, educação, segurança, etc. Verifica-se a implementação e efetivação das políticas sociais por parte daquele .

.

Neste raciocínio, política e política social representam atuação do poder político visando o bem-estar da população.

A política social pode contribuir para o fortalecimento e organização políticas. Têm atuado, de forma pessoal, subjetiva e arbitrária, não e batendo com as políticas sociais , bem como a garantia de direitos civis e sociais.

QUESTÃO 2- Redija um texto (10 a 15 linhas) com os principais pressupostos teóricos marxista. E aponte quais foram as principais contribuições dessa teoria para o desenvolvimento das políticas sociais. (Valor 2,0)

A teoria Marxista defende a relação entre o pensamento e o ser, sendo estes conceitos de mundo abstrato da natureza e reflexão individual, busca sempre uma conscientização em harmonizar sempre o ser e o pensamento, ou seja a vida com a consciência social. Essência essa que Marx estava destinado a desenvolver nos seus estudos e trazer para toda a humanidade estes conceitos rebuscados de pensamento, trazer o ser como ser pensante, harmonioso, participativo de uma sociedade socialista, traçando caminhos de forma histórica de vida e juntamente com a consciência social

QUESTÃO 3- A existência de políticas sociais pode ser considerada como um fenômeno associado à constituição da sociedade burguesa, ou ao modo capitalista de produzir e reproduzir-se. Pesquise em outras fontes bibliográficas e redija um texto (10 a 15 linhas) sobre o surgimento das Políticas Sociais. Lembre-se de inserir as referências dos textos pesquisados. (Valor 3,0)

Surge a política social, construída por meio das mobilizações das classes operárias advindas das revoluções industriais no século XIX. A política social foi, então, compreendida como esperteza de intervenção do governo nas relações sociais originadas no mundo da produção, ou seja, foi estabelecida a um processo de mediação, como estratégia estatal entre empenho conflitivos.

As políticas sociais são classificadas e definidas conforme as suas especificidades e seus objetivos imediatos, como curativas e preventivas, primárias,secundárias e terciárias, terapêuticas e promocionais. São exibidas de acordo com o público-alvo: crianças, jovens e idosos e por critérios de normalidade/anormalidade, doentes, excepcionais, inválidos, psicóticos e etc.

sua origem de resguardo dos direitos dos trabalhadores, origem esta calcada na luta dos trabalhadores, a política social passou a atender os esforço dos capitalistas, a mudar os direitos dos trabalhadores em capital privado benéfico.

REFERÊNCIASSANTINI, Maria Angela; GÓES, Adarly Rosana Moreira. Ética

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com