TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Populismo de Direita e Feminismo

Por:   •  17/4/2022  •  Seminário  •  935 Palavras (4 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 4

Avanços populistas de direita e contestações feministas

Avanços populistas de direita

Pouco tempo antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, viralizou um vídeo onde Donald Trump se gabava sobre o poder que ele possuía sobre as mulheres, e falou “Quando você é uma estrela, elas deixam você fazer, você pode fazer qaulquer coisa, Agarrá-las pela vagina”. Apesar do escândalo, Trump foi eleito presidente dos Estados Unidos da América. Durante a campanha eleitoral brasileira de 2018, Jair Messias Bolsonaro também viralizou devido aos seus comentários sexistas, tendo mais destaque sua discussão com Maria do Rosário em que Bolsonaro afirma que não estupraria ela porque ela não merece e também quando ele diz que fraquejou pois teve uma filha mulher, mesmo assim, Bolsonaro também foi eleito como presidente do Brasil. Quando Bolsonaro foi visitar Trump em 2019, ele enfatizou a luta contra o politicamente correto, as fake news e a ideologia de gênero.

Contestações Feministas

No dia 21 de janeiro de 2016, no dia em que Trump assumiu a posse de presidente, 700 mil pessoas participaram da “Marcha das mulheres” em Washington. A campanha eleitoral de Bolsonaro também foi acompanhada com resistência feminista (#EleNão e #MulheresContraBolsonaro). Depois do assasinato da política afro-brasileira abertamente homossexual, Marielle Franco, se iniciou um grande movimento feminista chamado de Marielle presente!

Tendências de direita

A eleição de dois presidentes claramente misóginos e sexistas e os protestos que isso gerou, indicam o pleno desenvolvimento de uma luta cultural pelo poder. A ideologia de gênero sempre foram importantes para os populistas de direita que ganham muito apoio simplesmente por contestá-la. Ademais, ambos atacaram suas antecessoras ou rivais, Hillary Clinton e Dilma Rousseff, diminuindo-as e ridicularizando-as, ao mesmo tempo que mobilizaram e deram suporte a mulheres que simpatizavam com sua causa. Os populistas de direita tentam naturalizar um discurso regresista, racista e sexista que também vão se infiltrando em outras forças políticas e sociais do país. Os partidos populistas dedireita consideram as políticas reprodutivas e de família como chav para a política são fortemente influenciados pelas concepções cristãs conservadoras em torno da moral e da ética, assim como os fundamentalistas católicos e protestantes.

Trajetórias e definições em torno do populismo

Os primeiros populistas dos Estados Unidos

Os populismos estadounidenses se caracterizaram por sua mobilização em escala regional assim como um baixo nível de organização e institucionalização, o populismo toma força “como uma vingança” do período da Guerra Fria, exercida pelos movimentos de massa de direita contra as ideias ameaçadoras da esquerda. Nos anos sessenta, a noção de “inimigo interno” passou de ser comunista e foi empregada aos ativistas que defendiam os direitos civis e depois, para os populistas, o “estilo de vida americano” estava sendo atacado por uma “elite liberal” formada por feministas e partidário das ações afirmativas. Os imigrantes eram tratados como uma ameaça externa para a riqueza, estilo de vidas e segurança da ideologia do país próprio, nativo.

Populismo na América Latina

As narrativas populistas abordam o tema da concentração do poder econômico e polítco nas mãos de uma pequena minoria, uma oigarquia que atua contra a vontade do povo, por isso os populismos latinoamericanos tendem a se organizar desde baixo e a serem iclusivos.

A primeira fase populista na América Latina se centrou em um povo entendido como uma classe virtuosa de camponeses e trabalhadores de descendência europeia, excluindo assim os cidadãos indígenas e afrodescendentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (93.2 Kb)   docx (214.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com