TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preço e Expecta Vivas Comerciais

Por:   •  21/9/2021  •  Relatório de pesquisa  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 2

O sistema financeiro coreano começou a tomar forma durante o período da colonização japonesa. Nesse período, o fato mais marcante foi a criação do Banco Industrial Selecionado (IBC) com o objetivo principal de financiar projetos industriais e serviços públicos. Em 1954, o Banco de Desenvolvimento da Coreia (KDB) - Banco de Desenvolvimento da Coreia - com a função de garantir crédito de médio e longo prazo para o desenvolvimento industrial, e o Banco de Agricultura da Coreia (KAB) - Banco da Agricultura - com a função de criar fundos para financiar a pesca e a agricultura. Mesmo com os avanços do sistema financeiro coreano na década de 1950, sabe-se nesse período que a ajuda externa norte-americana foi a principal fonte de recursos para atender às necessidades de importação dos investimentos do país nesta fase, evidenciando a fragilidade das condições de financiamento interno. nesta fase. neste período.

        Os chaebols, organizada em conglomerado e com atuação em diversos setores. Na década de 1960, o chaebols focou em produtos mais simples, assumindo a estrutura mais complexa e diversificada dos anos 1970, a partir de um ambicioso plano de investimentos na indústria pesada e química. Naqueles anos, o chaebols cresceu rapidamente e passou a ocupar nichos nos setores de máquinas-ferramenta, marinha e automotivo. O setor de eletroeletrônicos ganhou importância na década de 1980. Munidos de grande capacidade financeira, devido aos seus vínculos com o sistema financeiro estadual, esses conglomerados ganharam maior capacidade para enfrentar a concorrência internacional e os avanços da ciência tecnológica. A estrutura do conglomerado proporcionou benefícios de escopo e favoreceu estratégias de longo prazo voltadas para a conquista de market share. Portanto, a estrutura agressiva e flexível da chaebols desempenhou um papel decisivo no rápido processo de recuperação, tendo impacto decisivo na configuração do capitalismo coreano.

        A década de 1960 foi marcada pela renacionalização do sistema bancário, com o comando do estado dominando os fluxos de crédito interno e externo para financiar o processo de industrialização. Além de renacionalizar os bancos, fortalecendo o Banco da Coreia (BOK), o Banco de Desenvolvimento da Coreia (KDB), o governo coreano criou a Federação Nacional de Cooperativas Agrícolas (NACF) e o Banco da Indústria Média (MIB). necessárias para ampliar a oferta de crédito às empresas. Portanto, as décadas de 1960 e 1970 foram marcadas pelo processo de acumulação de capital liderado pelo Estado no sentido de superar as dificuldades da economia da industrialização tardia, combinando uma política de centralização dos fundos de investimento nacionais e estrangeiros pelos bancos cidadãos. Com a crise dos anos 1980, houve uma profunda mudança na liquidez do sistema financeiro internacional. Nesse período, o governo coreano realizou uma reforma financeira em 1984, cuja principal característica foi a privatização do sistema bancário. O controle da chaebols sobre a propriedade dos bancos foi importante dado o cenário externo dos anos 1980, pois a presença da chaebols significou a continuidade do financiamento para os credores internacionais.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (24.6 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com