TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado - Relatório Técnico da Itália

Por:   •  29/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.671 Palavras (15 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 15

INTRODUÇÃO

Este projeto tem como objetivo a elaboração de um relatório técnico a fim de auxiliar a elaboração de estratégias de negociação para uma simulação da Organização das Nações Unidas, mandado 2017/2018. O país selecionado foi a Itália, sendo assim, no decorrer do trabalho serão analisados dados políticos e econômicos objetivando-se uma melhor compreensão acerca do comportamento da Itália no cenário internacional.

Pensando através de diferentes contextos e relações, o objetivo deste relatório é analisar a forma como as características históricas, culturais, políticas, sociais e econômicas da Itália se relacionam com diferentes características dentro da diversidade da comunidade internacional, sua postura nas negociações e qual o peso de sua postura no cenário.

O relatório desenvolve a análise apresentando dados estatísticos contundentes à realidade italiana com base nas características geopolíticas do país, dividindo em seis capítulos. No primeiro capítulo é apresentado o perfil geográfico da Itália, contendo dados básicos sobre seu território, população e economia. O segundo capítulo contem os indicadores básicos do país, apresentando dados populacionais, como índice de pobreza, expectativa de vida, etc., além de apresentar fatores sociais do país.

No terceiro capítulo, é apresentado a conjuntura política do país, retratando o regime político adotado pelo país e os órgãos em que é membro, além de sua política diplomática interna, externa e nas Organizações Internacionais.

O quarto e último capítulo apresenta o desenvolvimento econômico italiano até os dias atuais, contendo dados sobre os principais produtos importados, exportados e a agricultura do país.

Para a elaboração do presente trabalho, também se fez necessário uma pesquisa bibliográfica contendo levantamento de dados, resultantes da análise de artigos de jornais e revistas, teses e materiais disponíveis na internet.

Escolheu-se tal país procurando-se adquirir uma visão ampla sobre o mesmo, não somente no campo científico, como também no social e econômico, sendo capaz de estimular a discussão dentro da simulação da Organização das Nações Unidas (ONU).


1. INDICADORES BÁSICOS

A história italiana começou há muito tempo atrás, temos registros de meados do século I a.C., quando o território italiano ainda era controlado pelos romanos. Após este período, houveram diversas invasões, sendo elas, gregas, etruscas, indo-europeias, alemãs e ostrogodas que deram para a Itália o cenário para a sua unificação.

De acordo com o Unione Morale Sociale Operativa Internazionale (UMSOI), o Reino da Itália nasceu em 1861. Em seu início houveram uma série de guerras de expansão colonial na Somália e Etrireia. No início da Primeira Guerra Mundial, a Itália se assume neutra e em seguida tomou seu lado com o Pacto Secreto de Londres em 23 de maio de 1915. Após os dois primeiros anos de guerra das trincheiras, a Itália sofreu na Batalha de Caporetto o ataque das forças austro-alemãs (24 de outubro de 1917), cujo avanço é interrompido na linha de Piave.

Com esta decisiva vitória, o exército italiano consegue lançar uma contra-ofensiva em junho de 1918, até a vitória final na batalha de Vittorio Veneto. Em 23 de março de 1919, Benito Mussolini fundou em Milão o primeiro batalhão de combate. Em um discurso no Parlamento, Mussolini declarou-se um ditador e em um período de dois anos 1925-1926, o mesmo emite uma série de medidas. Uma ampla gama de poderes é criada, limitando as pessoas ao regime com uma simples medida administrativa.

Em 22 de maio de 1939, o Pacto de Aço foi assinado entre a Alemanha e a Itália, a Itália entrou na Segunda Guerra Mundial como um aliado da Alemanha contra a França e o Reino Unido. Por conta das primeiras resistências partidárias que formavam a resistência ativa, principalmente no centro-norte, formam - o primeiro núcleo da Itália livre - em abril de 1945, as forças nazistas-fascistas foram derrotadas. No final desta guerra, a Itália ficou em uma situação crítica resumida a combates e bombardeios aéreos levando muitas cidades a terem suas rotas de comunicação são interrompidas e muitos italianos a morte.

Em 2 de junho de 1946, foi sancionado o fim da monarquia e o nascimento da República Italiana, em 1 de julho Enrico de Nicola foi nomeado primeiro presidente da República Italiana e a nova Constituição republicana entrou em vigor em 1 de janeiro de 1948.

A Itália conheceu o "milagre econômico" que levou um crescimento do PIB de 6,3%, reduzindo assim a diferença histórica com países como Inglaterra, Alemanha e França. 

Os anos 70 e 80 foram marcados por tensões políticas, provenientes de estratégias da Guerra Fria, trazendo assim forres movimentos onde a oposição era extremamente violenta. Já os anos noventa trouxeram para a Itália a segunda República, em que houve o surgimento de novos partidos e novas possibilidades para essa República.[1]

1.1 PERFIL GEOGRÁFICO DA ITÁLIA

A Itália, oficialmente República Italiana, é uma república parlamentar unitária localizada no centro-sul Europeu, fazendo fronteira com a França, Suíça, Áustria e Eslovênia ao longo dos Alpes. Ao sul, que consiste na totalidade da península Itálica, Sicília, Sardenha, faz fronteira com as duas maiores ilhas do Mar Mediterrâneo. Os Estados independentes do Vaticano e de San Marino ainda são enclaves no interior da Itália, enquanto Campione d’Italia é um enclave italiano na Suíça. Além disso, a Itália conta com um território de cerca de 301 338 km² que é influenciado por um clima temperado sazonal, variando de região para região.

O país tem como capital a Roma, a maior cidade do país e a quarta cidade mais populosa da União Europeia[2], e possui uma estimativa populacional de 59,359.900 atualmente[3], tendo como língua oficial o Italiano e como moeda, o Euro. Seus principais setores econômicos são: a indústria, petróleo, agricultura e turismo. De acordo com o Banco Mundial, o PIB da Itália foi calculado em 1,85 trilhão de dólares em 2016.[4] Para a Italian Trade Agency (ITA), em 2012 a Itália foi considerada como a 8ª maior economia mundial e a 4ª maior da Europa (depois de Alemanha, França e Reino Unido).[5]


2. FATORES DEMOGRÁFICOS

Com o Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) publicado em 2016 pelo The United Nations Development Programme (UNDP) em inglês ou Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em português, pode ser observado que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Itália é de 0.887, um número considerado relativamente elevado, tornando a Itália um dos países que apresentam um acentuado grau de qualidade de vidas para sua população.[6] 

DADOS POPULACIONAIS

Número de usuários na Internet

65,6%[7]

Pessoas (iguais ou maiores) de 15 anos empregadas

42,5%[8]

Expectativa de vida

83,3 anos[9]

Expectativa de educação no país

16,3 anos[10]

Índice de pobreza

7,9%[11]

Taxa de fertilidade

1,37 nascimentos por mulher[12]

2.1. FATORES SOCIAIS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)   pdf (191.6 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com