TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Social - Formando Cidadão

Exames: Projeto Social - Formando Cidadão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  2.491 Palavras (10 Páginas)  •  614 Visualizações

Página 1 de 10

FEDERAÇÃO NORTE RIOGRANDENSE DE HANDEBOL

FNH

PROJETO

FORMANDO CIDADÃOS ATRAVÉS

DO ESPORTE

NATAL/RN

2013

1. INTRODUÇÃO

Considerando que para ter-se uma cidade com qualidade de vida ideal, deve-se compreender que tal qualidade está diretamente formada pelos interesses de cada indivíduo junto à sua formação ética e cívica, de conhecimento ao seu habitat.

Sendo que a compreensão de sociedade, e de comunidade para este indivíduo deve estar ancorada como base das ações de servir ao próximo conforme as capacidades delegadas ao dom de cada ser.

A qualidade de vida nas cidades é uma referência constante do discurso político, esta também presente, ainda que com entendimentos distintos, nos desejos e aspirações dos indivíduos dessas cidades.

Deve-se ter a definição de que a Qualidade de vida, não é simplesmente a melhor condição de bem estar momentâneo de um indivíduo ou de um grupo, mas sim da potencialidade das transformações que o indivíduo, um grupo ou uma comunidade podem gerar na melhoria de condições que facilitem o alcance desta para todos.

A qualidade de vida está dentro de um contexto global, que os objetivos não podem ser medidos através dos balanços dos bancos. Eles só podem ser medidos através da qualidade de vida que proporcionam às pessoas.

2. JUSTIFICATIVA

O esporte é uma ferramenta de auxílio no processo de desenvolvimento educacional, social e de saúde do ser humano. Jovens e adultos de nossos dias, carentes de valores éticos e morais encontram no esporte incentivo a essas conquistas aliadas a sentimento de cooperação e amizade.

Ante estas necessidades, a Federação Norte Riograndense de Handebol - FNH propõe desenvolver políticas públicas no âmbito da iniciação esportiva e de atividade física, para serem aplicadas nas Escolas Estaduais e Municípios da Cidade do Natal que demonstrarem interesse em aderir ao plano a ser desenvolvido por este projeto.

3. METODOLOGIAS

A Federação Norte Riograndense de Handebol - FNH, nesta etapa, propõem duas iniciativas para implantação nas Escolas Estaduais e Municipais, através da parceira com as mesmas, sendo elas: Centros de Iniciação Esportiva e a Comunidade em Movimento.

A cooperação por parte da Federação se daria na formulação destas políticas e no acompanhamento técnico-científico e de consultoria às Escolas Estaduais e Municipais, bem como para com as comunidades envolvidas. Disponibilizando profissionais e técnicos para o suporte necessário às atividades propostas.

4. OBJETIVOS

Massificar a prática de esportes através das atividades de iniciação esportiva bem como oportunizar a atividade física a pessoas interessadas. Contribuindo com o desenvolvimento humano, social e esportivo, bem como, com a redução de índices de criminalidade, transformação social e melhoramento da qualidade de vida.

5. METAS

Atender a totalidade das Escolas Estaduais e Municípios da Cidade do Natal no prazo de 04 (quatro) anos.

6. PROJETO COMUNIDADE EM MOVIMENTO

Desenvolver junto à comunidade do Município, através da cultura corporal, uma transformação social, dando aos participantes uma melhor qualidade de vida.

Atividade 1 – CAMINHADA SAUDÁVEL

Metodologia para as atividades:

Instalações Físicas

Utilização de uma praça da cidade ou as vias urbanas adequadas para realização de caminhadas e corridas. Indica-se que o percurso ideal para a atividade esteja na faixa de no mínimo 1500 metros.

Recursos Humanos

01 (um) Professor de Educação Física (ou estagiário) para ministrar as atividades designado pelas Escolas Estaduais e Municipais. Acompanhamento, através de parcerias, de profissional capacitado (auxiliar de enfermagem) para prestar auxílio e monitoramento (pressão, frequência cardíaca, acompanhamentos próprios) aos participantes. Inteiração de outros órgãos para desenvolvimento de programas paralelos, como a assistência social, cidadania, entre outros.

Conteúdo a ser ministrado

Orientar os participantes para os benefícios da atividade física e condições de realizá-la de forma segura. Esclarecer os cuidados com a postura e desenvolver a técnica da caminhada dentro da velocidade, ritmo e intensidade. Mostrar a importância do controle da frequência cardíaca e os cuidados com a pressão arterial.

Horário das Atividades

As atividades deverão ser desenvolvidas no período matutino e vespertino, de segunda a sábado. Devendo o participante frequentar 02 ou 03 vezes na semana.

Matutino: De 06h30min as 08h00min

Vespertino: De 18h00min às 20h30min

Alunos por Turma: Média de 30 alunos.

Faixa Etária: Acima de 16 anos

Atividade 2 – GINÁSTICA PARA TODOS (Ginástica Localizada)

O avanço tecnológico propiciou uma elevação do nível de conforto, gerando um maior número de sedentários, levando a um impacto negativo na qualidade de vida das pessoas. O incentivo à prática da atividade física como meio de prevenção das doenças hipocinéticas, é uma forma de mostrar às pessoas que todas são capazes de fazer atividades físicas, com propostas simples e naturais, sem utilização de grandes recursos ou equipamentos, levando a pessoa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com