TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais As Relaçoes Sobre Soberania Povo Territorio E Nação

Ensaios: Quais As Relaçoes Sobre Soberania Povo Territorio E Nação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 3

SOBERANIA = É uma autoridade superior que não pode ser limitada por nenhum outro poder, ela é uma só, una, integral e universal. No conceito do Professor Miguel Reale, a soberania é “uma espécie de fenômeno genérico do poder. Uma forma histórica do poder que apresenta configurações especialíssimas que se não encontram senão em esboços nos corpos políticos antigos e medievos”. A soberania (poder que não se subordina a nenhuma outra) no conceito da escola clássica, ela é:

UNA = Porque não pode existir mais de uma autoridade soberana em um mesmo território;

INDIVISÍVEL = O poder soberano delega atribuições, reparte competências, mas não divide a soberania;

INALIENÁVEL = É a soberania, por sua própria natureza. A vontade é personalíssima: não se aliena não se transfere a outrem;

IMPRESCRITÍVEL = É ainda a soberania, no sentido de que não pode sofrer limitações no tempo.

Povo. Conjunto de pessoas físicas ou naturais que mantém vínculo jurídico-político com o Estado. Difere de população e de nação.

Território. Trata-se do espaço físico onde se exerce a soberania. É um conceito jurídico, não geográfico.

Soberania. Entendida como supremacia no plano interno e independência no plano externo. É exercitável por intermédio de um Governo.

Conclusão:

A soberania, o território e o na Constituição Federal de 1988:

O povo é soberano, pois há sua participação no exercício do poder, e tende preservar a vontade coletiva; o território é propriedade do Estado com critérios e condições para sua preservação e exploração; o povo tem direitos políticos.

1 NAÇÃO: Devemos entender por Nação um conjunto homogêneo de pessoas ligadas entre si por vínculos permanentes de sangue, idioma, religião, cultura e ideais. Sendo assim, podemos dizer que o Estado é a realidade distinta e inconfundível.

Conclusoes

Povo, ele consiste em um conjunto de indivíduos que têm a mesma origem, a mesma língua, que ocupam um território determinado. São unidos por um fator comum, tal como a nacionalidade, a etnia, a religião, a língua, bem como demais afinidades históricas e culturais, ou seja partilham instituições, tradições, costumes.

Um povo está normalmente associado a uma nação e pode ser constituído por diferentes etnias.

Nação é definido como é a reunião de pessoas, um conjunto homogêneo de pessoas, geralmente do mesmo grupo étnico, falando o mesmo idioma e tendo os mesmos costumes, ligadas entre si por vínculos permanentes de sangue, religião, cultura e ideais, formando, assim, um povo, cujos elementos componentes trazem consigo as mesmas características étnicas e se mantêm unidos pelos hábitos, tradições, religião, língua e consciência nacional.

Território que consiste em grupo humano fixado em um determinado território. Sua análise não é exclusiva da Geografia, sendo, portanto, abordado por outras ciências, o que o torna um termo polissêmico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com