TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario 1

Artigos Científicos: Questionario 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2014  •  1.850 Palavras (8 Páginas)  •  1.012 Visualizações

Página 1 de 8

A partir da competição política e econômica das tendências de desenvolvimento institucional, consolidouse uma organização em torno de governos capazes de garantir a vida dos indivíduos de uma forma específica - a do Estado territorial soberano como responsável por:

Resposta Selecionada: a.

Organizar, regular e constituir a vida social entre o conjunto de instituições (sociedade) que habitasse determinado território, sendo elas parte de uma mesma nação.

Respostas: a.

Organizar, regular e constituir a vida social entre o conjunto de instituições (sociedade) que habitasse determinado território, sendo elas parte de uma mesma nação.

b.

Organizar, regular e constituir a vida social entre o conjunto de instituições (sociedade) que habitasse determinado território, sendo elas parte de uma mesma cidade.

c.

Organizar, regular e constituir a vida social entre o conjunto de instituições (sociedade) que habitasse determinado território, sendo elas parte de uma mesma organização.

d.

Organizar e criar formas de governo entre o conjunto de instituições (sociedade) que habitasse determinado território, sendo elas parte de uma mesma nação.

e. 

Controlar a vida social entre o conjunto de instituições (sociedade) que habitasse determinado território, sendo elas parte de uma mesma nação.

Feedback da resposta: Comentário: Espera-se que a competição política e econômica termine por atingir positivamente a sociedade e seus respectivos cidadãos através da regulação e da organização da vida em sociedade. Com esse propósito, o Estado territorial soberano assume a função de organizar, regular e constituir a vida social entre o conjunto de instituições (sociedade) que habitasse determinado território, sendo elas parte de uma mesma nação, que poderá se beneficiar dessas pretensas ações.

Pergunta 2

0,3 em 0,3 pontos

Anterior ao surgimento do Estado nacional, as unidades governamentais existiam em diferentes épocas sob a forma de comunas, cidadesestado e feudos, ao passo que as unidades econômicas formaram-se nesta ordem:

Resposta Selecionada: a. 

Família, feudo, comunidade da vila, cidade e liga das cidades.

Respostas: a. 

Família, feudo, comunidade da vila, cidade e liga das cidades.

b. 

Família, feudo, comuna e cidade.

c. 

Família, feudo, comunidade da vila e liga das cidades.

d. 

Família, comunidade da vila, cidade e liga das cidades.

e. 

Família, feudo, comunidade da vila, cidade e ligação das cidades.

Feedback da resposta: Comentário: A evolução das unidades econômicas tem a família como origem, já que se trata do primeiro núcleo da célula econômica, que assim permanece até hoje. A família é a base econômica da sociedade. Da família, vieram os feudos (consistiam numa organização política e social que se baseava na relação entre suseranos e vassalos, nos feudos, se produzia apenas o que seria consumido nele mesmo).

“Até o século XVII, não havia um sistema de entidades políticas (Estados) exercendo autoridade suprema sobre territórios e detentoras do monopólio sobre assuntos de guerra, o exercício da diplomacia e a celebração de tratados.” (CASTRO, 2001, p. 7) Já a comuna é um conceito fronteiriço que garante uma melhor administração de determinada região, mas o mesmo se submete ao consenso de decisões militares etc.

Pergunta 3

0,3 em 0,3 pontos

Ao tentarem estabelecer novas bases para a política internacional em busca de um mundo ideal, as propostas de Woodrow Wilson, presidente americano, emergiram como uma provável saída para as conflituosas e obscuras relações dos países europeus. Assim, nascia:

Resposta Selecionada: e. 

O idealismo.

Respostas: a. 

O direito das gentes.

b. 

O direito das minorias.

c. 

A interdependência.

d. 

A independência das relações entre ideias.

e. 

O idealismo.

Feedback da resposta: Comentário: O idealismo, mais tarde, viria a compor o primeiro grande debate das relações internacionais como campo científico. Um conjunto de propostas para adoção de várias iniciativas e medidas cooperativas destinadas a prevenir a guerra e manter a paz foram apresentadas em 1918 pelo presidente estadunidense Woodrow Wilson. A razão foi a destruição trazida pela Primeira Guerra Mundial.

 

Pergunta 4

0,3 em 0,3 pontos

Considerando a complexidade inerente ao sistema internacional, nenhuma teoria interpreta individualmente e de forma cabal a realidade internacional. Estas teorias, então, podem ser consideradas imperfeitas no sentido de que raramente são consideradas, inclusive por seus autores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com