TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REAIS BENEFÍCIOS CONQUISTADOS PELOS MEMBROS DO MERCOSUL

Por:   •  27/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.961 Palavras (12 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 12

RESUMO

Este artigo abordará o MERCOSUL, retratando-se com a base histórica, política e social. Apresentando o decorrer dos Estados partes dentro do bloco com ênfase em cada país e em quais foram as principais atribuições a partir da formação da união. Iniciando com a formação institucional do MERCOSUL, apresentando suas atribuições históricas e políticas que foram necessárias para que atualmente seja possível a vivência e colaboração de cada país membro. Além da explicação dos possíveis motivos para que o Brasil se tornasse o Estado líder deste grupo, com declarações sobre política e economia, apresentando os dados necessários para esta análise. Conclui-se que o estudo desta união é de extrema importância para a sociedade de cada país da América do Sul.

ABSTRACT

This article will address MERCOSUR, portraying the historical, political and social basis. Presenting the course of the states parties within the bloc with emphasis in each country and in what were the main attributions from the formation of the union. Starting with the institutional formation of MERCOSUR, presenting its historical and political attributions that were necessary for the current experience and collaboration of each member country. In addition to explaining the possible reasons for Brazil becoming the leading state of this group, with statements about politics and economy, presenting the data needed for this analysis. It is concluded that the study of this union is extremely important for the society of each South American country.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO .......................................................................................4
  2. ESTRUTURA INSTITUCIONAL DO MERCOSUL .................................5
  3. REAIS BENEFÍCIOS CONQUISTADOS PELOS MEMBROS DO MERCOSUL ..........................................................................................6/7
  4. A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES ENTRE OS PAÍSES VIZINHOS.7/8
  5. POR QUE O BRASIL SERIA UM POSSÍVEL LÍDER DO MERCOSUL...........................................................................................8/9
  6. ÚLTIMAS DECISÕES DO BLOCO ....................................................9/10
  7. MERCOSUL NA VIDA DO CIDADÃO ...................................................10
  8. CURIOSIDADES ....................................................................................10
  9. CONCLUSÃO ........................................................................................11
  10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ....................................................12.

  1. INTRODUÇÃO

O Mercosul como é conhecido une países como Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, possuindo como principal iniciativa a Integração entre os países da América Latina e a implementação de tratados que favoreçam as políticas econômicas e comerciais entre os países membros do grupo. Foi estabelecido na década de 1980 e, efetivado apenas em 1991 com o tratado de Assunção. Além dos países membros, temos também os países associados que são: Chile, Peru, Equador, Colômbia, Guiana e o Suriname. Estes começaram a apoiar o bloco em épocas diferentes, fazendo assim com que cada um tenha um ponto de vista diferente sobre a evolução do Mercosul.  

       O tratado trouxe grandes melhorias para as nações colaboradoras, como o extremo aumento do poder de comércio entre os países da América do Sul e com outros continentes. A produção, exportação e importação de produtos trouxe melhorias para todos os associados. Avanços políticos, econômicos e sociais. 

        

       

     

  1. ESTRUTURA INSTITUCIONAL DO MERCOSUL

CMC – Conselho Mercado Comum

      É composto por ministros (em reuniões semestrais) com função de auxiliar no direcionamento político do bloco e tomando decisões.

GMC – Grupo Mercado Comum

      Composto por delegados dos Estados ( podendo ser diplomatas), em reuniões trimestrais. Com a iniciativa legislativa e executiva.

Somente para países democráticos

1998- Protocolo de Ushudia

     Clausula democrática- se houver tentativa de golpe ou deixar de ser Estado democrático, deixará de ser parte do bloco.

    “Golpe ou violação à democracia”

     Um exemplo claro do que foi considerado um golpe, foi o impeachment de Fernando Hugo em 2012, onde o mandato durou 36 horas (golpe à democracia).

Protocolos de revisão

    2002- Protocolo Olivos ( revisão do Protocolo de Brasília)

    Reformulado o tribunal permanente de revisão de segunda instancia do tribunal Ad hoc. Foi declarado que a partir de 2005 para ser membro deveria respeitar os direitos humanos.

   Houve problemas para declaras quais seriam os direitos a serem respeitados.

Protocolo de Montevidéu

   2011- Clausula democrática para fortalecer o vínculo do MERCOSUL com a democracia.

   O país que violar pode ser suspendido e denunciado a ONU.

   Não está em vigor por falta de aprovação do Paraguai – suspenso desde 2011.

Integração econômica

   A integração econômica bem sucedida aumentaria o desenvolvimento econômico dos membros; facilitar relações comerciais entre MERCOSUL e grupos como NAFTA e a EU.

PIB e IDH

  No ano de 2015 o PIB geral dos membros do MERCOSUL foi de US$ 5,2 trilhões. Já o IDH mercava 0,795 (considerado alto).

  1. REAIS BENEFÍCIOS CONQUISTADOS PELOS MEMBROS DO MERCOSUL?

"O dilema político do Brasil é que (o país) tem todas as condições para ser um líder regional e, em muitos casos, exerce essa liderança no nível político". (DANTE SICA, ARTIGO PARA JORNAL ESTADÃO, 2008).

     Os benefícios trazidos por conta do Mercosul são vários e visíveis aos do povo de cada nação, que pode perceber os avanços que ocorreram desde a entrada de cada país no grupo da América Latina.  

     

     O primeiro exemplo que podemos relatar, vem do primeiro Estado que se uniu ao Brasil foi a Argentina, que desde sua associação aumentou expressivamente em seus níveis de exportação para os países vizinhos, já que fugiam dos altos valores do dólar que interferia na negociação das mercadorias. Outro ponto que pôde ser observado é que o PIB nacional mostrou grandes progressos, o que resultou no desenvolvimento tecnológico e político para o país. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (207.4 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com