TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR EM ENGENHARIA

Por:   •  20/10/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.258 Palavras (6 Páginas)  •  647 Visualizações

Página 1 de 6

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

NOME DO(A) ACADÊMICO(A)

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR EM ENGENHARIA

MUNICÍPIO / ESTADO ABREVIADO

202_

NOME DO(A) ACADÊMICO(A)

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR EM ENGENHARIA

Relatório de Estágio Supervisionado como avaliação final da Disciplina Estágio Curricular em Engenharia.

MUNICÍPIO / ESTADO ABREVIADO

202_


SUMÁRIO

1        Introdução        3

2        Objetivos        4

3        Justificativa        5

4        Revisão de Literatura        6

5        metodologia ou Materiais e métodos        7

6        resultados e discussões        8

7        Conclusão        9

REFERÊNCIAS        10


  1. Introdução

Todo o texto do relatório deverá ser escrito na terceira pessoa, dando caráter impessoal ao Relatório De Estágio.

Para todo o documento, as regras da ABNT são: recuo da primeira linha de 1.25 cm, fonte Arial, tamanho 12. Você deve seguir os estilos de Título 1, Título 2 e Título 3 já configurados neste arquivo.

Na Introdução você deve de forma geral, trazer o contexto das atividades que foram realizadas e a área do estágio, conforme está descrito no Plano de Trabalho – Covid 19. Também insira aqui o cronograma previsto para a realização das atividades.


  1. Objetivos

Neste item você deverá descrever os objetivos geral e específicos do estágio, conforme apresentado no plano de estágio.


  1. Justificativa

Na justificativa do relatório de Estágio, você deverá fazer uma reflexão sobre o campo em que atuará no estágio. Ao elaborar o texto, identifique as razões da escolha do campo de estágio e a importância de suas atividades em relação a outros temas/áreas de atuação.


  1. Revisão de Literatura

Nesta seção, você deverá fazer um levantamento bibliográfico sucinto das atividades realizadas e compará-las com o apresentado na normatização nacional (ABNT), discutindo se a empresa segue as normas e sugerindo melhoria para os processos que foram acompanhados.

A revisão de Literatura é o item é o que fornece embasamento teórico ao seu Relatório de Estágio. Nessa etapa, você pesquisará e reunirá trabalhos de outros autores relacionados à área em que você fará o estágio, a fim de obter dados da realidade em estudo. O principal foco deste item é realizar uma lista dos principais conceitos e estudos necessários para o desenvolvimento do estágio. Por exemplo, caso o campo de atuação seja na área de engenharia de software, você poderá utilizar como referência, livros como por exemplo: O de Roger Pressman (2005), ou este livro (TANENBAUM, 2016), entre outros. [Note que nesta ultima frase foram demonstrados os dois tipos de citação: “de Roger Pressman (2005)”, quando o autor é escrito no corpo do texto; ou “este livro (TANENBAUM, 2016)”, quando o autor não é especificado no texto]

Exemplo: se no Estágio o aluno avaliou a ergonomia e segurança do trabalho em uma determinada indústria, nesta seção ele deverá fazer um levantamento bibliográfico sobre ergonomia e segurança do trabalho e deverá apresentar se o que ele acompanhou está de acordo com a normatização nacional (se os procedimentos de concretagem seguiram a norma ou no que eles diferiram da norma, se os colaboradores usavam EPI’s, entre outros). Além disso, o aluno deverá ter um senso crítico para sugerir melhorias aos processos acompanhados.

Observação: É importante que as informações coletadas sejam advindas de fontes confiáveis, como por exemplo artigos científicos, periódicos nacionais e internacionais, dissertações, teses e livros. Também é importante ressaltar que a cópia fiel de qualquer informação é considerada plágio, que além de ser considerado crime, representa ausência de ética, sujeição de sansões ou até mesmo reprovação, de acordo com a decisão da coordenação de curso.  Portanto, ressalta-se a importância em conhecer as regras sobre citação direta e indireta contidas nas normas da ABNT.


  1. metodologia ou Materiais e métodos

Descrever aqui detalhadamente como as atividades foram realizadas e quais ferramentas foram utilizadas para isso. A sugestão é que você subseções para cada uma das atividades e descreva para cada uma delas como foi feita a sua execução.


  1. resultados e discussões

Nesta seção você deverá apresentar os resultados do que realizou no período de estágio. Descreva com detalhes tudo o que foi desenvolvido/realizado durante o estágio.

A sugestão é que você subseções para cada uma das atividades e descreva para cada uma delas os resultados obtidos. Como resultados, você deve apresentar os esquemáticos, layouts, diagramas, códigos, algoritmos, tabelas, dentre outros elementos que comprovem a realização das atividades propostas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (98.7 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com