TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Por:   •  21/8/2020  •  Resenha  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 3

Geopolítica por detrás do COVID-19

Publicado em 18 de março de 2020, a obra “O vírus e a Geopolítica”, produzida pelo Coronel de Cavalaria Paulo Roberto da Silva Gomes Filho, aborda e relaciona duas temáticas de incontestável vigência na atualidade, e que tem envolvido países em âmbito global: A pandemia provocada pelo novo Coronavirus e Geopolítica. A partir disso, o autor desenvolve seus argumentos embasados na tese de que as ações que envolvem aspectos geopolíticos importantes, assumidos por Governos mundiais, embora tenham a finalidade de oferecerem soluções à pandemia, podem acirrar ainda mais as tensões entre países.

        A primeira problemática que o autor apresenta é relacionado ao controle de fronteiras, expondo a fraqueza de organizações intergovernamentais em liderar soluções conjuntas à crise. A decisão de alguns países, como Áustria e Dinamarca, de restringirem o fluxo de pessoas por suas fronteiras, embora sejam signatários da Convenção de Schengen, que deveria garantir a livre circulação, e também a atitude da Rússia em fechar suas fronteiras a alguns países, são exemplos claros da preferência desses Governos por um posicionamento Geopolítico próprio em detrimento da procura por uma solução concertada e conjunta.

        Ademais, o autor se preocupa em alertar sobre um problema ainda maior a respeito de questões fronteiriças: a questão de refugiados. Há cerca de 1,5 milhões de migrantes venezuelanos na Colômbia, vivendo em condições precárias, sem acesso à mínimas condições sanitárias. Dessa forma, o autor apresenta que a incidência da COVID-19 nesses locais pode ter consequências terríveis, necessitando, portanto, de um olhar especial do ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados) para essas localidades.         

        Entretanto, o ponto crucial da obra é referente as tensões geopolíticas envolvendo EUA e China, duas grandes potências mundiais. Com o advento da crise, ambos os países estão travando uma “competição” acirrada, tentando provar que a culpa pela epidemia é do rival e que são mais capazes em promover uma gerência na solução do problema. Pelo fato de estarem inseridos na era da internet e da instantaneidade da comunicação, as redes sociais são os principais meios de mostrarem a sua superioridade. Entretanto, no que diz respeito às ações eficazes, a China demonstra uma leve vantagem. O autor informa que na Itália, país ocidental grandemente afetado pela pandemia, a atitude da China em auxiliar com suprimentos médicos defronta o posicionamento isolacionista dos EUA, o qual, dentre outras medidas, suspendeu os voos da Europa para seu país, causando um verdadeiro caos nos aeroportos europeus e apreensão entre os países.

        Proveitoso para todos aqueles que se interessam por maiores informações sobre como alguns países estão se posicionando com relação a Pandemia do COVID-19 e suas ações de geopolítica, a referente obra em estudo (“O vírus e a Geopolítica) traz uma perspectiva interna que tem o mérito de ampliar o entendimento dessa nova realidade mundial, tornando-o um excelente instrumento de motivação para futuras sistematizações sobre os problemas abordados pelo autor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (62.8 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com