TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Realismo Ofensivo/ Teoria Critica

Por:   •  22/11/2017  •  Exam  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 3

INSTRUÇÕES: 1. Avaliação com consulta. 2. Para avaliação das respostas serão considerados os seguintes critérios: a) a coerência do texto; b) a estruturação; c) o conteúdo; d) o uso correto da língua portuguesa. Cópias e plágios (citações diretas sem referências, cópias integrais de textos da internet e de obras) anularão a questão.

Questão 1) Explique o que são os Regimes Internacionais, com ênfase em como esses arranjos são variáveis intervenientes que podem facilitar a cooperação. Em seguida, apresente e explique o Realismo Ofensivo como uma abordagem contrária à possibilidade de cooperação da política internacional. (Vale 5)

Questão 2) Explique a seguinte frase de Robert Cox: “toda teoria é para algo e para alguém”. Em seguida apresente as principais características da Teoria Crítica e seus argumentos contrários às teorias tradicionais (teorias de resolução de problemas) em RI. (Vale 5)

1) Regimes Internacionais são o conjunto de normas e regras criadas com a finalidade de estabelecer regulamentações e padrões, que podem sem implícitos ou explícitos, para áreas específicas das relações Internacionais. Estas normal sempre irão buscar suprir as necessidades dos atores.

Estes Regimes surgiram com a evolução do sistema internacional, visto que a complexidade entre as relações dos Estados era cada vez maior e seria necessário algo para manter a paz e a ordem nas relações Internacionais.

Estes Regimes tem sido visto como variáveis intervenientes, que influenciam consideravelmente o comportamento dos Estados que estão dentro destes Regimes. Segundo o autor Keyohene, somente com a existência de regimes e instituições é possível cooperar, buscar soluções pacíficas para conflitos através desta cooperação entre os Estados. Se eles não existissem o resultado das discórdias seria sempre dândis e custos a todos.

Existe também o Realismo ofensivo que aponta uma abordagem contraria a cooperação. O autor Mearshmeir propõe que a política internacional é a política das Grandes potências. Para ele, as potências sempre buscam vantagens sobre seus rivais, ele demonstra cinco hipóteses que ao final fornecem uma orientação para as potências atuarem ofensivamente, sendo assim uma abordagem contrária a cooperação, pois a hegemonia é sempre o objetivo final. São estas hipóteses: O sistema internacional é anárquico; As grandes potências possuem forte capacidade militar; Os Estados nunca podem estar certos sobre as intenções dos outros Estados; A sobrevivência é o fim primordial das grandes potências; As grandes potências são racionais. Existe também o risco da assimetria de informação, nunca se sabe se uma aliança será mantida ou não. A cooperação pode existir mas é difícil de ser mantida.

2) Com a frase “Toda teoria é Lara algo e para alguém”, Robert Cox quer dizer que não existe uma teoria sem caráter normativo, a teoria limita a análise das mudanças, ela vê apenas por uma lente, o que a impossibilita de ser neutra. Ou seja, uma teoria é uma ideologia, ela constrói uma realidade e faz com que todos acreditem que está é a realidade.

A Teoria Critica surgiu como oposição as teorias realistas e liberais. Ela critica a concepção realista das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com