TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Refugiados: Os migrantes

Por:   •  29/2/2016  •  Projeto de pesquisa  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 2

Um erro muito comum é a confusão com os termos migração, imigração e emigração. Migração significa trocar de país, estado, região ou até mesmo domicílio; imigração é a entrada de estrangeiros e emigração é saída espontânea.

Quando se trata de movi mentos populacionais que envolvem dois países diferentes, eles são chama dos de migrações internacionais ou migrações externas. São fatos de longa data, um exemplo seria a migração forçada de africanos para realizarem trabalho escravo, que vêm se intensificando cada vez mais.

Os migrantes fogem por diversos motivos: guerra, violência, perseguição, desastres ambientais, mas em principal está o econômico, eles buscam estudo e trabalho em melhores nações. O migrante que foge porque está correndo perigo em seus país de origem, chamado de refugiado, tem o direito internacional de pedir asilo. Eles também são apoiados e protegidos pela ACNUR, órgão das Nações Unidas. As principais soluções duradouras são repatriação involuntária, integração local e reassentamento em um terceiro país.

A migração internacional promove uma série de problemas socioeconômicos. Os países reforçaram a sua política de fronteira, aumentaram o controle e dificultaram a entrada dessas pessoas, principalmente na UE, pois os números de migrantes são altos, só nesse ano já somam 350 mil. Em face dessas medidas, o tráfico destes tem se intensificado bastante, pois os refugiados utilizam de rotas ilegais, de traficantes que chegam a cobrar 10 mil por pessoa para realizar a travessia.

Os países com mais refugiados apresentam os mesmos problemas: a restrição de direitos, violência extrema e baixa qualidade de vida, como é o caso da Síria, Nigéria, Afeganistão e Kosovo.

O mundo só prestou atenção na precariedade e necessidade dos refugiados quando o cadáver de uma criança síria de 3 anos foi encontrado à beira mar pois tentava fazer a travessia perigosa com sua família. É estimado que 2,600 pessoas já morreram pela mesma causa, mas os números aumentam cada vez mais.

Embora muitos países venham dificultando cada vez mais a entrada de refugiados, como a a Hungria e a Inglaterra, países como a Alemanha, a Áustria e os EUA se mostram prestativos.

A maioria dessas pessoas fogem da guerra e enquanto o terror continuar a ser espalhado, mais pessoas não terão lugar pra ficar e continuarão sendo discriminadas sem condições humanitárias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com