TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFUGIADOS E MIGRANTES.

Por:   •  13/9/2016  •  Dissertação  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 3

REFUGIADOS E MIGRANTES

[pic 1]

Prisão com milhares de crianças que nunca viram um cachorro, uma vaca, um cavalo ou um jardim. Hong Kong, 1995.

Após o sucesso da aclamada “Gênesis” Sebastião Salgado corajoso por viajar por diversos países e visitar os mais variados tipos de lugares e situações, contempla seus fãs e admiradores de fotografia com exposição a “Êxodos”, na qual é possível ver fotos de Sebastião seu celebre criador, que foram clicadas pelo fotógrafo entre 1994 e 1999 ao redor do mundo onde ele registrou através das lentes de sua câmera o fenômeno que mesmo depois de tanto tempo ainda e tão atual que retrata as migrações modernas.

Dentre as diversas imagens e as cinco categorias temáticas da exposição “Êxodo” de Salgado eu destaco a que esta logo cima da seção onde crianças que aparentam ter entre cinco e nove anos estão atrás das grades privadas do lazer e da diversão de ser uma criança, essa imagem remete a saída muitas vezes violenta de pessoas de um determinado país para outro. Essas pessoas que migram ou se refugiam para fugir muitas vezes da fome, da guerra ou da miséria ou saem muitas vezes para se aventurar pelo mundo em busca de algo de se descobrir ou se reinventar onde em algumas situações não obtém sucesso na sua viagem onde podem acabar sendo presos ou morrendo.

 Procurando saber um pouco mais sobre essa temática foi possível descobrir que desde 1975, após a tomada de poder dos comunistas no Vietnã do Sul, aproximadamente mais de 800 mil pessoas fugiram do país de barco. Contudo muitos dos que sobreviventes desta perigosa viagem rumo a almejada liberdade acabaram em diversos países asiáticos, onde infelizmente foram detidos de forma permanente. Assim muitas das crianças que nasceram nos centros de detenção vivem presas desde que vieram ao mundo. O que realmente é desumano e triste.

Essas realidades foram capturadas de forma inteligente e sensível pelo economista que se transformou em um renomado fotografo na França onde começou e hoje é reconhecido mundialmente o qual proporciona ao seu publico uma catarse de emoções sem a necessidade de uma dizer uma única palavra apenas observando e contemplando mesmo que por poucos minutos a diversidades de realidades e ate mesmo as coincidências de situações que pode ser vista em uma foto em São Paulo e uma Cingapura países diferentes e realidades parecidas

 Mostrando através das lentes que pode sim existir beleza no meio do caos e levando ao espaço cultural da Caixa Econômica cerca de 10 mil pessoas durante seu breve período de exposição que provavelmente através desta experiência que de certa forma fora sensorial cada visitantes que pode contemplar a exposição provavelmente pode refletir sobre muitas das coisas que foram abordadas nas temáticas de Salgado através das suas fotos.

[pic 2]

Imagem da mesma foto tirada no dia da visita à exposição no dia 13/08/2016

Edcarla Tourinho Mercês

Texto da Exposição Êxodos de Sebastião Salgado

Texto da fotografia: Fotografia sobre a exposição de Sebastião Salgado da temática Refugiados e Migrantes.

Salvador

2016

     Texto de Trabalho Interdisciplinar Dirigido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (103.4 Kb)   docx (97.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com