TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relaçoes economicas internacionais

Por:   •  18/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.837 Palavras (8 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 8

Esse trabalho é composto de três partes distintas – Entrega junto com a primeira avaliação – valor do trabalho 5 pontos

Nome: André Luiz de Souza         –         RA: 223902965

PRIMEIRA PARTE

Caso Quatro:

Atore internacionais: Coreia do Norte, Coreia do Sul, Estados Unidos e Japão

Os Estados e sua dimensão doméstica: A Coreia do Norte, um Estado sobre regime ditatorial, utiliza do pretexto de sua autonomia sobre seu território para se desenvolver, produzir e testar equipamentos bélicos que podem trazer perigo de ordem mundial, por outro lado a aliança dos Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão se movem para manter seus exércitos prontos para um ataque.

As fontes de influências sobre o Estado: Agência Estatal Norte-Coreana, Agência de Notícias Estatal Norte-Coreana, Exércitos Estados Unidos, Coreia do Sul, Japão e Coreia do Norte, Forças Governamentais dos EUA, Coreia do Norte, Japão e Coreia do Sul

Os estados e os recursos de poder: A da violência – sustentada na força física

O Meio Internacional: Os fatores que mais influenciam esse cenário é o Ideológico, Tecnológico e Econômico, todos justificados primordialmente pelo fator Ideológico que faz a Coreia do Norte querer ser temida pelo seu poder bélico.

Os atores não estatais e suas respectivas funções: N/A

Caso Doze.

Atore internacionais: França, países Árabes, Líbia, Grã-Bretanha, ONU, Conselho de Segurança das Nações Unidas

Os Estados e sua dimensão doméstica: Diversos países propuseram intervir na ordem do Estado Libanês, assumindo cruzar as fronteiras deste Estado para combater aos massacres do ditador Libanês.

As fontes de influências sobre o Estado: ONU, Ministro Francês, Conselho de Segurança da ONU, Exércitos Árabes, Franceses, Grã-Bretanha e Líbia.

Os estados e os recursos de poder: A da violência – sustentada na força física

O Meio Internacional: Fator Ideológico do Ditador Libanês.

Os atores não estatais e suas respectivas funções: ONU, Conselho de Segurança das Nações Unidas

Caso Vigésimo.

Atore internacionais: Forças transnacionais (supermercados), India

Os Estados e sua dimensão doméstica: Abrir sua economia refletirá em consequências de exploração econômicas.

As fontes de influências sobre o Estado: Forças transnacionais (supermercados), pressão interna

Os estados e os recursos de poder: Subvenção racional

O Meio Internacional: Fator Econômico, Tecnológico, Ideológico, Demogáfico.

Os atores não estatais e suas respectivas funções: -

SEGUNDA PARTE

Décimo Primeiro Filme

Tudo Pelo Poder

Atore internacionais: EUA

Os Estados e sua dimensão doméstica: Conflitos de interesses pelas cadeiras no controle do Estado Americano, envolvendo figuras políticas conflitando com seus interesses pessoais.

As fontes de influências sobre o Estado: Partidos políticos, Senadores, Governadores, Delegados e Secretários de Estado

Os estados e os recursos de poder: Subvenção racional

O Meio Internacional: Fator Demográfico, Ideológico.

Os atores não estatais e suas respectivas funções: -

TERCEIRA PARTE COMUM A TODOS.

RESPONDA A SEGUINTE INDAGAÇÃO RELACIONADA À UNIDADE II QUE DIZ RESPEITO ÀS TEORIAS DAS RELAÇÕES ECONÔMICAS INTERNACIONAIS.

Primeira Questão

Estabeleça uma relação entre as questões teóricas, seguidas pelos diversos pensadores, na explicação das relações econômicas (ou relações internacionais), destacando a questão da natureza Humana, as características do Sistema Internacional (SI) em cada corrente de pensamento, atores relevantes, e a Ordem Internacional do Sistema Internacional e as principais conceituações.

As teorias das relações Internacionais têm sua evolução marcada por grandes eventos e transformações históricas, como as Guerras Mundiais e as revoluções na técnica e na produção, o que impulsiona a geração de novas ideias para responder aos desafios mundiais. Toda teoria representa visões de uma realidade e permite vê-la a partir de um prisma determinado.

Os Estados modificaram as suas relações econômicas e o que vemos hoje é um reflexo do passado, a interdependência dos países na comercialização, que enxergaram suas vantagens comparativas e mudaram a sua estrutura interna de produção.

Correntes de pensamentos bem como os fatores territoriais, culturais, naturais, históricos, tornaram-se fundamentais para o entendimento e deram sustentação as relações econômicas que justificam os moldes da economia global que estudamos hoje.

A organização do Sistema Internacional organizou a relação econômica instalada no mundo após a globalização, junto com as teorias fundamentadas e o Consenso de Washington.

Os principais atores, Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Organização das Nações Unidas (ONU), entre outros, procuraram, desde suas criações, instaurar um cenário mais justo e propício para o desenvolvimento das economias emergentes e necessitadas de apoio.

Segunda Questão

Faça uma avaliação a respeito da percepção do Realismo “Versus” Liberalismo e do Marxismo a respeito do papel dos atores no Sistema Internacional.

O Realismo é a base de clássicas de outras teorias que surgiram posteriormente, estabelece as relações do Estado de Natureza Original, que assim como nós seres humanos, os Estados visam sua sobrevivência, autonomia e interesses, buscando poder, segurança, glória e prestígio, usando de diversas formas para garantir seus interesses, através do poder e/ou da força (guerras). 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (216.5 Kb)   docx (80.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com