TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações

Por:   •  10/12/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.367 Palavras (6 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 6

Relatório da aula prática de química sobre separações de misturas

1.Introdução

        A primeira aula prática de química teve como intenção introduzir aos alunos os tipos de separações de misturas e suas utilidades. Primeiro foram criadas situações onde se misturaram diversos materiais e os alunos deveriam descobrir quais processos deveriam ser efetuados para separar cada substância baseado na mistura formada e depois deveriam identificar qual tipo de mistura se formou. Ao final foram utilizados esses tipos de separações: Decantação, Filtração, Separação por funil de bromo, Destilação simples e fracionada, Catação, Flotação, Extração e Separação Magnética. Após todo esse processo, de uma forma prática e lúdica, foi aprendido pela turma em quais situações devemos utilizar cada tipo de separação e os tipos de misturas.

        No processo de separação de misturas é muito importante identificar as características de cada mistura, para depois identificar qual o processo de separação tem a melhor precisão e eficiência. Tudo isso porque para cada configuração de mistura, há um tipo correto de separação e que no final do processo faz toda a diferença no resultado.        Há várias indicações de processo de separação para cada tipo de mistura.

        Para uma mistura de sólidos, podemos utilizar os processos de catação, flotação, peneiração, separação magnética, ventilação, dissolução, levigação e etc. Para um de sólido líquidos miscíveis, podemos utilizar a destilação e evaporação, entre outros. Para um de sólido líquido imiscível, podemos utilizar a separação por filtro de bromo, flotação, filtração simples, peneiração e etc. Para um de líquido-líquido miscível, podemos utilizar a destilação simples ou fracionada, entre outros. Para um de liquido-liquido imiscível, podemos usar a separação por funil de bromo, flotação, e etc.

2. Materiais

(3.a)         Dos diversos materiais que usamos, cada um tinha sua propriedade e particularidade. Dentre os materiais que utilizamos, são eles: as misturas homogêneas: areia, feijão, óleo, álcool, gasolina, serragem, sal de cozinha e limalha de ferro. Logo podemos afirmar que todas as misturas são homogêneas, pois são formadas de mais de uma substância e não de mais de um átomo, menos a água que é uma substância pura composta pois no experimento utilizamos teoricamente água destilada.

3.Procedimentos

b)         Foi misturado uma porção de água com uma porção de areia, e depois ela ficou em repouso. Se observou que formou-se uma mistura heterogênea. E para separá-la foi utilizada o método de filtração simples, onde a água com areia foi colocada num filtro de papel, separando a areia da água, só que a água colhida não ficou 100% no seu estado original.

c)        Foi misturado uma porção de agua, álcool e óleo, e se observou que formou-se uma mistura heterogênea, apesar de que apenas agua e álcool são miscíveis, formando uma mistura homogênea, mas quando se adiciona o óleo torna-se heterogênea. E para separar essa mistura se utilizou primeiro a separação por funil de bromo, onde se separou a agua com álcool do óleo, e depois utilizou-se a destilação fraccionada, onde se separou a água do álcool.

d)        Misturando porções de feijão, serragem e areia, obteve-se uma mistura heterogenia. Para se separar cada mistura e deixa-las isoladas, se fez primeiro a catação, onde se separou o feijão do resto da mistura, depois foi usado a flotação para separar a serragem da areia, por fim se utilizou a filtração, para separar a areia da agua, já que se quer cada componente isolado.

e)        Como na aula pratica não foi possível trazer a gasolina, por isso se fez apenas questionamentos de forma teórica sobre as possíveis misturas e separações. Misturando uma porção de álcool e gasolina se obteve uma mistura heterogênea pela diferença de densidades. Para a separação dessa mistura se utilizou a flotação, onde a agua e o álcool formaram apenas uma fase e a gasolina outra. Após isso colocou a mistura no funil de bromo, separando a agua e álcool da gasolina. Por fim se utilizou a destilação fraccionada para separar o álcool da agua que sobrou da flotação.

f)        Foi misturado uma porção de sal de cozinha, areia e serragem, e obteve se uma mistura heterogênea. Para separa essa mistura foi utilizado primeiro a flotação, que se separou a serragem do resto da mistura, e como consequência o sal sofreu processo de extração, por entrar em contato com a agua, depois para separar a agua com sal da areia foi usado a filtração. Por fim, para separa a agua do sal foi utilizado o processo de destilação.

g)        Na mistura das porções de serragem, areia e limalha de ferro, usou se a separação magnética para separar a limalha para separa dos demais componentes. Após isso utilizamos a flotação, separando a serragem do resto da mistura. Para obter a separação da areia e da agua que sobrou da flotação, usa se a filtração.        

Resultado

Ao fim da aula pratica e dos vários processos ocorridos, se pode construir uma tabela com todos os resultados obtidos:

Mistura

Tipo de Mistura

Processo de separação

Água + Areia

Heterogenia

Filtração

Água + Álcool + Óleo

Heterogenia

Separação por funil de bromo → Destilação fracionada

Feijão + Serragem + Areia

Heterogenia

Catação → Flotação → Filtração

Álcool + Gasolina

Heterogenia

Flotação → Separação por funil de bromo

Sal de Cozinha + Areia + Serragem

Heterogenia

Flotação → Extração → Filtração → Destilação

Serragem + Areia + Limalha de ferro

Heterogenia

Separação magnética → Flotação

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (262.3 Kb)   docx (680.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com