TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Representações de A representação do eu na vida cotidiana Goffman

Por:   •  27/3/2019  •  Resenha  •  1.149 Palavras (5 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 5

I - Identificação da obra GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1985, “Representações”

II - Apresentação Originalmente publicada, em 1985, como “The presentation of self in everyday life”, a obra de Goffman analisa o comportamento do indivíduo sob a ótica de interpretação de papéis sociais. No capítulo analisado, valendo-se de uma série de exemplificações, além de metáforas relacionadas ao teatro, o autor apresenta conceitos importantes para compreensão do comportamento adotado por indivíduos nas interações sociais e interpessoais.

III - Estrutura O capítulo tem como foco narrativo majoritaritário a primeira pessoa do plural, e, em 50 páginas , subdivide-se em oito partes, sendo essas: A. Crença no papel que o indivíduo está representando; B. Fachada; C. Realização Dramática; D. Idealização; E. Manutenção do controle expressivo; F. Representação falsa; G. Mistificação; H. Realidade e artifícios. A fim de ilustrar seu pensamento,Goffmanconstantementerecorreaousodeexemplificação e metáforas.

IV - Conteúdo A. Crença no papel que o indivíduo está representado (pg. 25) a. Crença do indivíduo em seu próprio papel social: quando não crê em sua própria atuação, é chamado “cínico”; quando o crê, é chamado “sincero”. b. A descrença em sua própria atuação não é necessariamente prejudicial, a exemplo de médicos que são levados a receitar medicamentos inócuos para tranquilizar seus pacientes. c. O ciclo da descrença à crença não segue impreterivelmente essa ordem: é possível encontrar oscilação natural entre cinismo e sinceridade.

B. Fachada (pg. 29) a. “Representação” é o comportamento de um indivíduo quando há presença contínua de um grupo de observadores sobre os quais ele exerce influência. b. “Cenário” é o suporte do palco para a ação humana executada. Pode ser fixa ou móvel (em circunstâncias especiais, como, por exemplo, um enterro), fundamental à representação. c. A “fachada” identifica o ator e exerce função de cenário móvel. Goffman exemplifica:“Entreaspartesdafachadapessoalpodemosincluirosdistintivos da função ou da categoria, vestuário, sexo, idade e características raciais, altura, aparência, atitude, padrões de linguagem, expressões faciais, gestos corporais e coisas semelhantes.” d. A fachada pessoal se divide entre “aparência, que revela o status social do ator, e “maneira”, que revela o papel que o ator espera desempenhar nas interações. C. Realização dramática (pg. 36) a. Realizações dramáticas são atividades que acentuam e ressaltam os fatos confirmatórios, ou seja, reafirmam a identidade da representação interpretada pelo indivíduo. b. Representar o papel de benfeitor de determinada tarefa não obrigatoriamente denota um bom desempenho. Muitas vezes, é impossível a coexistência dos dois casos. D. Idealização (pg. 40) a. As representações que atuamos são moldadas para atender

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (36.8 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com