TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Livro Capitaes Da Areia De Jorge Amado

Artigos Científicos: Resumo Do Livro Capitaes Da Areia De Jorge Amado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  946 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo da obra “Capitães da Areia” de Jorge Amado

Jorge Amado nasceu em Itabuna (BA), em 10 de agosto de 1912, e passou a infância em Ilhéus. Aos 19 anos surpreendeu a crítica e o público com o lançamento do romance "O País do Carnaval". Desenvolveu uma literatura politicamente engajada e, nos anos seguintes, publicou "Cacau" (1933), "Suor" (1934), “Jubiabá" (1935) e "Capitães da Areia" (1937).

Fez os estudos universitários no Rio de Janeiro, formando-se bacharel em ciências jurídicas e sociais. Em 1945 foi eleito deputado federal pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB), tendo participado da Assembléia Constituinte de 1946 e da primeira Câmara Federal após o Estado Novo. Perdeu o mandato em 1948, depois que o PCB foi colocado na ilegalidade. Deixou o Brasil e viveu cinco anos na Europa e na Ásia.

Com Gabriela, Cravo e Canela (1958) iniciou nova fase literária, marcada por um estilo picaresco, de personagens malandros e bufões. Morreu em 6 de agosto de 2001, em Salvador. É o romancista brasileiro mais traduzido e conhecido em todo o mundo.

Suas principais obras são: "O país do carnaval" (1930), "Suor" (1934), "Mar Morto" (1936), "Capitães da Areia" (1937), "Gabriela, cravo e canela" (1958), "A morte e a morte de Quincas Berro d’Água" (1961), "Dona Flor e seus dois maridos" (1966), "Tieta do agreste" (1977), "Farda, fardão, camisola de dormir" (1979) e muitas outras.

O livro Capitães da Areia publicado em 1937 conta a história de um grupo de meninos de rua, e mostra não só a vida miserável, o abandono, a prostituição, os pequenos furtos que praticavam para sobreviver, mas também os desejos e os pensamentos, comuns a qualquer criança. No início da obra há uma série de reportagens fictícias que explicam a existência de um grupo de menores abandonados e marginalizados que aterrorizam a cidade de Salvador na Bahia, conhecido como Capitães da Areia. A história acontece em função do destino de cada integrante do grupo.

O grupo morava em um trapiche abandonado na praia, era formado por muitas crianças, algumas delas tem sua historia revelada como é o caso do líder do grupo Pedro Bala menino loiro e filho de um grevista morto no cais. Foi para as ruas por volta dos cinco anos de idade e desde jovem já se mostrava corajoso. Professor, que sabia ler e passava as noites lendo livros roubados à luz de vela. Gato, conhecido por ser um dos mais bonitos. Sem Pernas, um menino que uma vez foi pego pela polícia sofreu maus tratos e passou a ser um jovem amargo que odiava tudo, por ser deficiente, às vezes era usado nos assaltos a casas dizendo que era um órfão aleijado e pedia ajuda ganhava confiança dos moradores, dentro da casa ele descobria o que tinha de valor e depois contava aos Capitães da Areia. Volta Seca, que se dizia afilhado de Lampião. Dalva, que teve um romance com o jovem Gato após ser abandonada por seu amante. Pirulito, um menino de forte convicção religiosa. Boa Vida, jovem esperto e que se contenta com pouco. João Grande, que tinha o respeito dos demais, era alto e corajoso. Padre José Pedro, amigo dos meninos procurava cuidar deles da forma que considerava mais correta. A mãe-de-santo Don’aninha que sempre socorre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com