TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento do livro Capitaes de Areia

Por:   •  13/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  3.004 Visualizações

Página 1 de 2

AMADO, Jorge. Capitães da areia. 92ª ed. Rio de Janeiro: Record, 1998.

(preencher com as idéias principais do texto por meio de paráfrases, resumos e citações diretas)

A obra em questão, que tem como temática principal a questão dos menores abandonados, se ramifica em vários sub-temas, dos quais o autor se vale para apresentar a visão da época sobre questões complexas.

A relação afetiva de meninos de rua, do sexo masculino, de idades variadas, mas no máximo adolescentes, é apresentada no texto pela maneira com que se organizam o espaçoso casarão abandonado, como retratado no capítulo “O Trapiche”. (pp. 19-21)

O despertar do desejo sexual do adolescente é mostrado com crueza, com naturalidade, sem explicações, análise ou censura pelo autor.

A situação do despertar do desejo de um adolescente por outro, em condição semelhante de maturidade e força é retratado nas páginas 32 a 34, quando Boa-Vida se sente atraído pelo Gato, e depois repelido por ele.

Mas Boa-Vida não via nada, só via seu desejo, a vontade que tinha do corpo alvo do Gato, de enrolar o rosto nos cabelos morenos do Gato, de apalpar as carnes duras das coxas do Gato. E se atirou em cima dele com intenção de derrubá-lo e forçá-lo. Mas o Gato se desviou o corpo, passou-lhe a perna, Boa-Vida se estendeu de nariz. (p. 34)

“Cedo conheciam os mistérios do sexo.” (p. 27)

Barandão agora caminhava apressadamente. O Sem-Pernas notou que ele se dirigia para o outro extremo do trapiche, onde a areia era mais fina ainda. Foi então pelo outro lado e chegou a tempo de ver Barandão que se encontrava com um vulto. Logo o reconheceu: era Almiro, um do grupo, de doze anos, gordo e preguiçoso. Deitaram-se juntos, o negro acariciando Almiro. O Sem-Pernas chegou a ouvir palavras [...] O Sem-Pernas recuou e sua angústia cresceu. Todos procuravam um carinho, qualquer coisa fora daquela vida: [...]Barandão e Almiro no amor na areia do cais.

(neste campo, registrar como as idéias acima poderão ser utilizadas no Artigo)

O relacionamento sexual fora dos padrões heterossexuais é demonstrado pelo autor como conseqüência da condição de vida dos meninos, favorecidos pela situação de promiscuidade daí derivada.

Estas idéias darão base para demonstração de como os paradigmas e dogmas em torno da sexualidade são utilizados na literatura para explicação do sexualismo masculino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com