TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Livro Capitães de Areia

Por:   •  26/4/2016  •  Resenha  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  1.134 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Curso: Pedagogia - 3º semestre/noturno

Atividade: Resumo do livro: Capitães da Areia – Jorge Amado

Data: 15/11/2014

[pic 2]

        Capitães da Areia é uma obra regionalista Brasileira, escrita por Jorge Amado em sua primeira fase literária, na qual as temáticas eram engajadas e voltadas para o social. A obra gira em torno da história de crianças e adolescentes abandonados e marginalizados que aterrorizam a cidade de Salvador. Tratando assim de forma indireta, os acontecimentos político-sociais acontecidos na República Oligárquica no início do século XX. O chefe do grupo Capitães da Areia é um jovem chamado Pedro Bala, um menino loiro e filho de um revolucionário morto no cais. Foi parar na rua aos cinco anos de idade e desde jovem já se mostrava corajoso e o mais capacitado a se tornar o líder das crianças. O grupo de meninos vivia em um trapiche abandonado na praia e era formado por mais de cinquenta crianças. Uma dessas crianças era o Professor, assim apelidado porque sabia ler e desenhar e passava as noites lendo livros à luz de vela. Algumas vezes ele lia as histórias para os outros do grupo ou então criava as suas próprias narrativas a partir do que lia. Um personagem que merece ser destacado é Sem Pernas, um menino amargo e que odiava a tudo. Por ser manco, às vezes era usado nos assaltos a casas. Ele batia nas portas das casas dizendo que era um órfão aleijado e pedia ajuda. Ganhava confiança dos moradores, e descobria o que tinha de valor na casa e depois contava aos companheiros do grupo. Outra personagem que compõe o grupo é Gato, conhecido assim por ser um dos mais bonitos entre os capitães. Gato era muito vaidoso, tentava andar arrumado na medida do possível e de acordo com sua realidade de menino de rua. Ele se apaixona por Dalva, uma prostituta com quem viverá um romance. Por fim, destacam-se também Volta Seca, menino sonhador que afirmava ser sobrinho de lampião, e João Grande, conhecido por sua bondade e enorme coração.

 Em certo momento da obra, surge Dora e Zé Fuinha, crianças órfãs filhas de pais pobres que morreram ao contrair varíola, doença que se encontrava em estado de surto no Brasil. Dora e Zé Fuinha ingressam no grupo com resistência da maioria das criança. Dora era a única jovem do sexo feminino no grupo, e se tornou essencial na vida dos capitães por terem nela, um espírito materno qual nunca tiveram. Ao passar do tempo, Dora se envolve com Pedro Bala e juntos tomam rédeas do grupo.

  Certo dia, em um assalto, algumas crianças foram pegas pela polícia, inclusive Dora e Pedro Bala que foram mandados para um convento e um reformatório respectivamente. Pedro após muitos dias de castigos e punições consegue fugir com a ajuda do grupo, e em seguida parte para a busca de Dora no convento. Com sucesso, os capitães realizaram a fuga de Dora, que se encontrava muito doente e passara apenas mais alguns dias com os meninos e morrera.

  Após a morte de Dora, a narrativa trabalha na fragmentação do grupo de meninos que se dá pelo destino seguido de cada um. Professor foi para o Rio de Janeiro ser pintor através de alguns contatos, Sem Pernas morre em um acidente, Gato se muda para Ilhéus com Dalva e vira cafetão, Volta Seca ingressa no grupo de cangaceiros de seu tio Lampião e Pedro Bala se envolve com greves e lutas pelo povo, movido por ideais comunistas, já herdados de seu pai.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (116.4 Kb)   docx (49.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com