TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Poderoso Chefão

Por:   •  6/10/2016  •  Resenha  •  2.304 Palavras (10 Páginas)  •  977 Visualizações

Página 1 de 10

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Relações Internacionais

Maria Victória Miranda

Yuri Fonseca

Resenha:

O poderoso chefão

Belo Horizonte

2015

O poderoso chefão

        Nosso objetivo com este trabalho é estabelecer uma relação entre o conteúdo estudado nas aulas de ''Processo de Negociação e Tomada de Decisões  em Relações Internacionais '' e o filme '' O poderoso chefão '' ou '' The Godfather '' de Francis Ford Coppola, a fim de entender como o que é estudado em sala de aula é de fato utilizado nas relações humanas e se faz presente no cotidiano.

        Logo na primeira cena, Don Vito Corleone, representado por Marlon Brando está em seu escritório em meio a festa de casamento de sua filha ouvindo os relatos de Bonasera, interpretado por Salvatore Corsitto que conta a história de sua linda filha que havia sido abusada e espancada pelo seu namorado e um amigo. Com muita tristeza, Bonasera suplica e cochicha no ouvido de Don Corleone para que ele '' faça justiça '' matando os atores das atrocidades descritas. Don Corleone argumenta que não os matará pois ela não está morta, e após um simbólico beijo nas mãos do Don, ele concorda em fazer a justiça e diz seriamente que Bonasera pode ter que retribuir esse favor no futuro. Esse estilo de cena se repetirá por diversas vezes no inicio do filme, mostrando o forte poder e influência que possuía a família Corleone.

        A próxima cena mostra um dos filhos de Don Corleone; Michael é Capitão da Marinha várias vezes condecorado e leva consigo à festa sua namorada Kay (interpretados por Al Pacino e Diane Keaton respectivamente). Michael é aparentemente educado, sensível e perceptivo, quase não é notado pela maioria dos presentes no casamento.  Diferentemente de Johnny Fontane (Al Martino); o famoso cantor de baladas românticas causa alvoroço por onde passa, porém, nem a fama o deixou escapar de problemas fazendo com que o ídolo procure posteriormente seu padrinho, Vito Corleone.

        Depois de cantar músicas para Connie, filha de Don, Johnny vai até a sala de seu padrinho, pedir para que ele o ajudasse. No momento, Johnny quer ter o papel principal de um filme dirigido por Jack Woltz que não quer ceder. Don Corleone já o havia ajudado antes, quando Johnny quis sair de uma grande banda em que participava, entretanto não podia deixá-la, pois havia assinado um contrato que o prendia a ela e prejudicava sua carreira solo que estava deslanchando. Vito então oferece ao chefe da banda 10 mil dólares para que ele deixasse o contrato de lado e liberasse Johnny, porém ele não aceita. Sendo assim, o padrinho chama um de seus capangas Luca Brasi (interpretado por Lenny Montana) e volta até o líder da banda e consegue, por mil reais e uma arma apontada na cabeça, liberar Johnny. Don Corleone desta vez envia Tom Hagen (Robert Duvall), seu conselheiro e filho adotivo, até o estúdio Woltz para que ele resolva o problema. Após ser desafiado diversas vezes e mesmo assim se recusar a dar o papel para Johnny alegando que este fez com que ele perdesse a mulher de seus sonhos, Tom corta a cabeça do cavalo mais valioso de Jack Woltz e a coloca embaixo de seu cobertor conseguindo assim o papel para Johnny.

        A vida do chefe da família Corleone começa a piorar quando Sollozzo, um gângster que tem apoio de uma família rival encabeçada por Phillip Tattaglia e seu filho Bruno Tattaglia aparece querendo se colocar na região como um grande traficante de narcóticos, mas para isso precisaria do apoio da família Corleone e especialmente de Don e seus filhos Tom e Sonny, para ajudar com proteção e aliados políticos, coisa que Vito tinha nos bolsos. Entretanto, na avaliação deste, os negócios envolvendo narcóticos são muito arriscados resolvendo assim, não ajudar Solozzo e desencadeando a partir daí uma série de grandes conflitos entre as famílias que irão compor a trama do filme.

        Muito desconfiado, Don Corleone estranha as atitudes de Solozzo que cita a família Tattaglia várias vezes em seu discurso e por isso, manda Luca Brasi investigar a fundo e se infiltrar no meio de Solozzo e dos Tattaglia, mencionando um suposto desagrado com os Corlenone. Seguindo as ordens de Don, Luca vai até o restaurante em que se localizam Bruno e Solozzo fingindo interesse em participar dos negócios entre os dois. O plano, contudo, vai por água abaixo quando os rivais percebem que é uma armadilha e estrangulam o capanga de Vito.

         Vito Corleone está andando pelas ruas e para em uma feira para comprar algumas frutas quando então acontece uma das cenas mais inesperadas do filme. Dois homens se aproximam com as mãos dentro dos paletós e sacando suas armas, alvejam o Don com 5 tiros. A notícia rapidamente se espalha. Michael fica sabendo pelos jornais que seu pai está gravemente ferido e nesse momento Solozzo já pegou o Conselheiro Tom para fazer com que ele force Sonny, a aceitar o acordo proposto na reunião anterior, coisa que seu pai não havia aceitado. Nesse momento Tom é informado que Don possivelmente está morto e então ele afirma que Sonny irá para cima de Solozzo com tudo já que supostamente é o responsável pelo assassinato e então o traficante argumenta que, de fato a primeira reação será ir atrás com sede de vingança mas que na realidade, suas ações estão amparadas pela família Tattaglia, e as outras famílias da região farão de tudo para impedir um conflito total entre as duas famílias. Tom é liberado e volta para casa com a chegada também de Michael.

        A família novamente se reúne para conversar como tomar as atitudes, mas agora sabendo que o pai mesmo em estado grave está sem condições de sobreviver aos ataques. Eles fazem a lista dos inimigos e questionam a presença de Luca, que saiu para investigar e não voltou (até então, não era sabida sua morte), e expressam o quanto sua presença é importante. Michael questiona se Sonny irá matar a todos os inimigos, entretanto não é respondido de forma agradável. Ainda nessa reunião chega um pacote enviado para Sonny que contém um colete a prova de balas e 2 peixes mortos, um recado Siciliano que significaria que Luca dormiu com os peixes, ou morreu.

        Depois de terem matado o motorista de Don Corleone por acreditarem que ele havia entregado suas posições para os 2 atiradores, a próxima cena mostra Michael indo até o hospital visitar o seu pai. Chegando lá, ele se depara com seu pai numa maca e não tem nenhum policial nem capanga da família Corleone. Michael com a ajuda da enfermeira muda ele de quarto temendo que o hospital seja invadido pelas pessoas que desejam Don Vito morto. Assim que o mudam de quarto alguém começa a subir lentamente as escadas, o clima de tensão aumenta e Michael fica na espreita e percebe que era apenas o padeiro, Enzo, indo visitar Don, que já tinha lhe feito um favor no passado. Aliviado, Michael o pede para Enzo ficar do lado de fora do hospital fazendo guarda, caso alguém apareça para matar Vito. Como previsto, um carro suspeito parou em frente ao hospital, mas como Enzo fingiu estar armado juntamente a Michael, o carro seguiu viagem. Logo após isso surge McCluskey, um general da polícia de Nova York que está colaborando com Solozzo e a família Tattaglia. McCluskey ordena que Michael deixe o lugar, pois este havia sido esvaziado pelo general. Ao recusar-se a sair do local Michael leva um golpe no rosto e é detido pela polícia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (107.2 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com