TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo pra guilherme

Por:   •  3/12/2018  •  Resenha  •  2.269 Palavras (10 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 10

Prova do Guilherme

- a economia nunca é um jogo perfeito. O mundo em crescimento geralmente mantém juros altos para atrair investimentos. Normalmente Estados em crescimento mantém juros altos, (por isso cartão de credito é tão caro e juros são altos) mas você controla a inflação. Se você é investidor você busca segurança.

- coisas que acontecem nos EUA e na Turquia podem impactar aqui no Brasil na economia, na sua vida e emprego.

- quando trabalhamos com o multilateralismo estamos voltando os olhos para as relações internacionais, onde existem regras. Regras internacionais no âmbito internacional do comercio, fazendo com que o Estado tenha controle nesse “sistema” de relação mutua, os Estados não podem ficar levando as léguas, sem mais e nem menos. Por que? Seria impossível o mundo competir com os EUA, Europa e china.

- existem regras e elas precisam ser fortalecidas. Porque é a única maneira de buscar o meio de equilíbrio. Essas tenções podem levar ao conflito.

- viés econômico protecionista:  O Estado se fecha para valorizar seu mercado interno, e para isso tem que fechar as portas para o mercado externo. E taxar aquilo que vem de fora, e quem paga tudo somos nós (povo)

- o MERCOSUL se encaixa na União Aduaneira, ele é mantido  pelo dinheiro publico.

- Cepal, é uma comissão voltada a estudos principalmente da America Latina e do Caribe. Fez estudos importantes para oferecer desenvolvimento cultural.

- ascensões populistas: uma coisa é discurso político, o discurso político é sempre persuasivo. Estamos vivendo uma ascensão populista no mundo, de esquerda (Venezuela) e de direita (Leste Europeu).

- o Brasil é 14° pais mais desigual do mundo, o Brasil aumentou a concentração de renda.

-  integração econômica: o fenômeno de integração econômica é multifacetário, isso significa que existem diversas razões que podem levar a integração. Dentre essas razões não estão somente as comerciais e econômicas, existem razões políticas, existem culturas anteriores.

- a razão da União Européia é fazer com que os países não entrem em guerra, como na 1° e 2° guerra mundial.

- norma: é descrição de todas essas possibilidades(tratados, contratos internacionais). Os Estados que formam esse processo de integração possuem conjunto normativo próprio, tem pontos de tangenciamento de conjunto normativo de Estado que participa do processo de tensão. E produzido de uma forma que crie um sistema. O que é um sistema normativo jurídico? É um sistema que tem mecanismos para que todas as relações que envolvam aquele fenômeno sejam descritas juridicamente, ou seja, o principio é uma forma de resolver o problema.

- diferença entre integração econômica e integração comercial. O conjunto normativos envolvem uma serie de atos normativos por inclusão dos agentes econômicos, privados, em geral, cuja resposta será dada pelo Estado, mas o que forma a integração é o conjunto normativo que vai ser produzido por vias internacionais.

-  a natureza jurídica do Estado para a sua própria jurisdição, é de Direito Internacional.

- o que é essa integração? Balassa oferece uma tipologia sobre integração . área de zona de livre comercio, seria essa associação (integração) de Estados, em que justamente aquilo que envolve as trocas comerciais teriam incentivo, com eliminação de tarifas e restrições não tarifarias; o que se consta na área de livre comercio se aprofunda , se intensifica quando se constrói uma união aduaneira (nafta)

- união aduaneira, uma união só. A coordenação única principalmente dos produtos que são fora da união aduaneira, com a criação de uma tarifa externa única. A diferença é como se tivesse uma união só, como se o Estado A B e C criassem entre si uma tarifa única. (Mercosul)

 - mercado comum, se intensifica mais ainda, ou seja, o nível de integração é ainda maior. Porque alem de ter a isenção comercial de produtos, dentro do Mercado Comum temos a livre circulação dos fatores de produção. Fatores de produção (trabalho e dinheiro). Uma integração que se intensifica tanto que vai alem da União Aduaneira.

- união econômica e monetária, é uma integração que tem um aprofundamento maior. Vai fazer com que os Estados que estão si integrando alem de ordenarem os aspectos sociais terão coordenação da política e econômica de maneira comum, podendo criar uma moeda própria. (União Européia)

- união política, envolve a idéia de desaparecimento de fronteiras, a integração é tão intenso que se cria um Estado.

- intervenção, liberação de barreiras.

- barreira alfandegárias é sinônimo de barreira comercial. Barreira Tarifarias e não – tarifarias, barreira tarifarias são barreiras que envolvem diretamente a existência de cobrança de algo (dinheiro), ou seja, estamos falando da cobrança de tributos em relação principalmente aos produtos que são importados (tributos- pagar algo há alguém que merece receber este algo, ou seja, é um gênero de qual variam e temos diversas espécies tributarias, imposto, taxa, tarifa, contribuição, etc). Barreiras não- tarifarias, muitas vezes o Estado vai maquiar o seu protecionismo.    

- restrições quantitativas, são restrições feitas a quantidade de produto que vem de determinado setor de fora, ou seja, você restringe aquele fluxo de importação.

- licenciamento de importação, são os licenciamentos que podem ser criados para que os produtos possa entrar no mercado interno dos mais diversos possíveis.

- procedimentos alfandegários, são os procedimentos que devem ser feitos em relação ao produto, podem ser facilitados ou burocráticos.

- valoração aduaneira, é desenvolvido para você averiguar o valor do produto, se ele corresponde ao valor que esta entrando no seu mercado.

- deeping, um Estado artificialmente joga o valor do produto para baixo, em relação ao valor do produto em seu próprio mercado, tudo isso para que ele tenha competitividade e ser superior no mercado.  

- medidas compensatórias, por conta de medidas feitas por outro Estado, o Estado pode exigir que comprove que ele foi prejudicado.

- subsídios, são incentivos dos mais diversos que podem ser feitos.

- medidas de salva- guarda, são estabelecidos por um Estado por conta de algo interno que pode causar um grande prejuízo para determinado setor. Elas tem que ter um prazo, variande entre 4 e 6 anos e um compromisso de ajuste, que neste vai resolver a situação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (79.6 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com