TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saude Publica

Pesquisas Acadêmicas: Saude Publica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  923 Palavras (4 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 4

Instituto Matogrossense de Pós Graduação e Serviços Educacionais Ltda.

Curso Superior de Gestão Pública

GESTÃO PUBLICA

NO CONTEXTO ATUAL

Docente: Rogério Chapadense Liberalesso

Discente: AURÉLIA NUNES DE FREITAS

GESTÃO PÚBLICA NO CONTEXTO ATUAL

Essa disciplina nos possibilitou refletir sobre o papel do servidor público atual, mostrando que a administração através dessa nova gestão esta preocupada com o atendimento à população, através de novos conceitos e princípios, nem sempre princípios novos, mas fazendo com que os servidores cumpram seu papel dentro da organização de forma a satisfazer a necessidade da população da forma que manda a lei.

Motivação também foi mostrado como algo positivo para o bom funcionamento da gestão, pois através dela muitos servidores ao se sentirem motivados desempenham suas funções com qualidade e eficiência.

Para uma gestão pública de sucesso, é inevitável eliminar o desperdício; combater eficazmente (e com rigor) a corrupção com (um) controles interno, externo e social mais efetivo, estabelecendo a punição mais firme para os infratores responsáveis pelo desvio do dinheiro público; enfim, ainda, com o intuito de valorizar o servidor público. É possível que este último, seja o objetivo chave a ser perseguido por qualquer projeto de modernização, pois a qualidade profissional dos servidores e sua motivação são condições necessárias para se alcançar todos os outros objetivos, principalmente ter como prioridade a confiança na administração dos recursos de interesse da sociedade.

Várias alternativas estão sendo adotadas com o propósito de mudar o perfil dos quadros de pessoal da administração pública brasileira. A prioridade passou a ser o recrutamento de novos servidores e a melhoria da remuneração, para um conjunto de cargos e carreiras de alta qualificação.

Analisando o papel do servidor público estadual na nova administração pública após a Constituição Federal de 1988, descrevendo os novos conceitos dessa nova administração e conceituando sobre a reforma administrativa brasileira, foi possível observar que os tempos são outros e o que se observa é que o servidor público compreende o sentido de seu espaço nas instituições do Estado. Recebe treinamento especializado e permanente para desempenhar cada vez melhor as suas funções e capacita-se para participar das decisões da gestão pública.

Empreender uma gestão pública moderna, eficiente e, principalmente, honesta é uma necessidade urgente na atualidade, tornando as informações e os indicadores insumos da maior importância para um planejamento pró-ativo e efetivo, pré-requisito básico para a tomada de decisão. A administração pública deve estar sempre preservada de todos os tipos de irregularidades que possam manchar a gestão do dinheiro público.

A adm

inistração deve estar atenta aos princípios da Legalidade e da Moralidade.

• Princípio da Legalidade - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei. A legalidade, como princípio de administração, significa que o administrador público está, em toda sua atividade funcional, sujeito aos mandamentos da lei e exigências do bem comum, e deles não se pode afastar ou desviar, sob pena de praticar ato inválido e de responsabilidade disciplinar, civil e criminal, de acordo com cada caso.

• Princípio da Moralidade - deve nortear os atos e contratos administrativos, deve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com