TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia e a analise de alguem que me ame de verdade

Por:   •  9/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  884 Palavras (4 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 4

Nome: Mariana Fernandes de Araújo

RA: 3448446

Professor: Luís Fernando Vitagliano - Sociologia

Relações Internacionais Sala: 605

Filme Escolhido: "Alguém que me ame de verdade"

Autor Escolhido: Durkheim

        

        O filme selecionado para a realização desta APS, nos apresenta duas perspectivas de vida, cultura e tradições que são representadas pelas personagens principais Nasrira que é Muçulmana e Rochel que é judia ortodoxa.

        No filme as personagens principais se conhecem ao irem trabalhar em uma escola pública no Brooklyn, onde desde o primeiro instante chama  a atenção por serem diferentes dos demais professores ( o que é percebido pela forma como estas se vestem). A amizade surge a pertir do momento em que alunos pensam que devido à suas religiões distintas as duas não poderiam ser amigas, algo que se torna errado uma ves que a partir desse momento as duas começam a adentrar o mundo uma da outra tomando conhecimento das diferenças existentes entre elas e as semelhanças. Podemos dizer que o filme é centrado na busca de um pretende, pela família das moças, para que seja possível que as duas, Nasira e Rochel se casem.

        É de conhecimento a existência de uma animosidade entre os povos judeus e muçulmanos, o que é exemplificado no filme pela reação das familias ao conhecerem Rochel e Nasira.

        Em um dos primeiros contatos diretos das protagonistas, vemos um caso que acaba chegando a diretora da escola que ao tentar resolver o "mau entendido" criado por um aluno acaba por perpetuar seu preconceito em relação às duas professoras e aos seus costumes, uma vez que critica a forma como se vestem e critica os valores por elas adotados chegando até mesmo a oferecer dinheiro para que deixassem de se vestir da maneira que para elas, seria adequada. Em outro momento a diretora irá questionar Rochel pelo uso de um barbante no pulso e irá repreender a professora pois não aprova que ela use aquilo dentro da escola. Aqui podemos exemplificar o preconceito como um fato social  já que é um fenômeno exterior ao ser humano, objetivo e dotado de coerção (o momento em que ela tenta convencer as duas que se mudarem o jeito como se vestem as coisas seriam mais facéis).

        Podemos usar o coceito de sociedade para debater a exisência dos agrupamentos judeus e muçulmanos, já que estes são formados por que há um consenso entre seus membros, combinação das consciências individuais, o que mostra também a necessidade do homem estar inserido em um meio social já que é um ser essencialmente social já que nasce da sociedade e não o contraário como dizia Durkheim.

        Ao citarmos Socciedade que é um conjunto heterogêneo de pessoas, podemos também citar a presença de diferentes comunidades, agrupamento homogêno, (mesmo valores, ideais...) o que nos mostra a existência de uma consciência coletiva, aquela que combina as individuais, e também é possível enxergar uma solidariedade mecânica em cada uma delas pois os indivíduos que a compõem não se distinguem muito, ela é formada pela semelhança existente entre eles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (70.3 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com