TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRI 2 - Teoria critica, construtivismo

Por:   •  27/11/2019  •  Resenha  •  2.118 Palavras (9 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 9

Debate Neo x neo e os consensos. (Baldwin)

6 principais pontos que caracterizam as causas do debate neo x neo:
1. a natureza e as consequências da anarquia. apesar de todos concordarem com a natureza anárquica do sistema internacional existem desacordos quanto ao que realmente significa o Sistema anárquico e como isso influencia os agentes; diferente peso sobre a questão da sobrevivência
2. cooperação internacional. ambas as linhas de pensamento concordam ser possível a cooperação contudo neo-realistas seriam mais céticos quanto a facilidade em obter e manter tal cooperação além de acreditarem que esta seja dependente do Poder dos Estados. Estados cooperam mais ou menos, conforme a teoria
3. ganhos absolutos contra ganhos relativos. realistas buscam antes de considerar os ganhos absolutos, ou seja, os ganhos de ambas as partes, enfatizar quem sairia ganhando mais da situação, ou seja, quem seria relativamente mais favorecido; questão de assimetria (neolib: todo mundo ganha; neoreal: um ganha mais que o outro é = um ganha e outro perde)
4. prioridades na agenda internacional dos Estados. os teóricos concordariam quanto a importância tanto da segurança nacional quanto da saúde, da economia, porém, divergiam quanto a preponderância de um desses temas na pauta internacional do governo. Interesse nacional
5. intençoes contra a capacidades. seguindo o pensamento do Realismo clássico, porém menos extremistas os seguidores da Neo realista buscam no motivo para uma ação política não é intenção do Estado mas sim qual será o ganho de capacidades a partir deste movimento político. (intenções -  neolib; capacidades – neoreal)
6. instituições e regimes. ambos os lados reconhecem a importância que vem ganhando esses aspectos (regras e valores) dentro da política internacional desde 1945 contudo realistas dizem que é exagerado acreditar que as instituições são capazes de diminuir as consequências dos efeitos da anarquia dentro da cooperação interestatal como acreditam os neoliberais; (seriam as instituições mitigadores da anarquia?)

Anarquia: ambos os grupos acreditam que a anarquia é inerente ao sistema internacional podendo existir mesmo a partir dessa premissa certa forma de ordem no sistema, porém divergem quanto à natureza as causas e a extensão desta premissa; Poder: 3 pontos - o domínio e o campo de ação do Poder muda entre os grupos, bem como a questão da soma zero (um perde outro ganha) que é interpretada diferentemente entre os teóricos que acreditam ou não na fungibilidade (facilidade com que as capacidades em uma área de problema pode ser usada em outras áreas) do poder.

*neoliberais : importância das instituições; *neoreal: dependência da trajetória (pré determinada)

****realismo e neo
Considerado uma teoria de solução de problemas podem ser classificados assim por que preenchem suas características básicas: adota uma metodologia científica que sequer neutra, apresenta-se como um saber técnico que visa explicar a realidade como ela é e prescrever soluções para corrigir disfunções, desequilíbrios; considera-se uma teoria que transcende a história, ou seja, aplicável a qualquer contexto histórico. A metodologia realista toma o sistema internacional como um dado da realidade que não está sujeito aos questionamentos do analista e para isso trabalha com três posições: que a natureza humana é egoísta, que a natureza dos estados é maximizar o poder para garantir sua segurança e que a natureza do sistema internacional é anárquica e portanto conflituosa, a hegemonia entendida como a supremacia dos Estados mais poderosos.

A teoria crítica
a teoria crítica procura incorporar à análise marxista conceitos que ajudem a explicar o papel de fatores como nacionalismo e autoritarismo nos conflitos entre os Estados e para tanto recorre a temas como a ideologia e alienação e o mais importante desses mecanismos é a alienação que nos impede de distinguir a realidade objetiva de construções sociais destinadas a promover o interesse de uma classe ela faz com que os indivíduos tratem estruturas sociais resultantes da ação humana como um dado da natureza que dificilmente pode ser transformado pelos seres humanos. é preciso compreender o desenvolvimento histórico da sociedade, suas contradições e formas de dominação; a teoria é sempre relativa as condições históricas em que é formulada. A teoria crítica procura identificar as possibilidades de mudança na realidade observada analisando tensões e contradições que questionam o equilíbrio de uma certa ordem social e a sua capacidade de promover necessidades humanas concretas e não como fazem teorias tradicionais por seguir a racionalidade técnica que produz dominação e alienação.
Robert cox defende a ideia de que toda teoria relativa ao seu tempo e lugar e, portanto, não pode ser transformada em um modelo absoluto aplicável universalmente; toda teoria é normativa no sentido de que sua origem reflete uma perspectiva sobre seu tempo; as teorias tem sempre uma perspectiva, um olhar engajado com a realidade sobre a qual está refletindo sendo influenciada e influenciando tal realidade. Toda teoria é para algo e para alguém.

Teorias de solução de problemas (neutras e universais) e as segundas de teoria crítica (parcial e normativa). as teorias de solução de problemas como sugere o nome estão voltadas para análise do funcionamento das diferentes áreas de um sistema social produzindo conhecimento especializado com vistas a solucionar entraves desequilíbrios que compra comprometam o desempenho de um sistema elas tomam o mundo como ele é com suas relações de poder e instituições atores e procure identificar como as diferentes variáveis interagem sem questionar seus problemas que se propõe solucionar estão relacionadas às características da sociedade. As teorias críticas e por outro lado reconhecem seu caráter relativo e historicamente situado ela reconhece a necessidade de refletir sobre uma realidade em constante mudança e assumir seu interesse em transformar tal realidade no sentido de superar as formas de dominação existentes; Cox desenvolve um modelo no qual tenta incorporar três dimensões básicas para entendermos a dinâmica da política mundial: a dimensão vertical das relações internacionais; a relação entre estado e sociedade civil e a dinâmica do processo produtivo; as relações de poder no realismo por exemplo são horizontais ou seja baseadas nas diferentes capacidades de poder dos Estados.
Cox pensa no conceito de hegemonia para analisar como as ordens mundiais são relações hierárquicas, muitas vezes baseadas numa combinação de consenso e coerçao; a hegemonia também deve ser entendida como uma relação na qual as potências assumem um papel dirigente com base em uma combinação de recursos materiais, ideias, instituições, que convençam os demais estados das vantagens daquela ordem para o conjunto do sistema. a teoria crítica nega possibilidade de separar a política da economia e afirma que as relações de poder na esfera da produção estão em relação constante com as relações de poder entre os Estados. Esse enfoque materialista histórico e não estático que concebe as estruturas socias como constituições históricas que combinam condições materiais, ideias e instituições que constrangem a ação dos atores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (267.3 Kb)   docx (120.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com