TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Administracao

Casos: Teoria Da Administracao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  1.118 Palavras (5 Páginas)  •  5.606 Visualizações

Página 1 de 5

1) Porque é importante estudar as teorias administrativas e organizacionais?

R: O estudo das teorias administrativas e organizacionais influenciam a maneira como enxergamos as organizações e o meio na quão estão inseridas, assim como nos auxiliam na compreensão e previsão das práticas exercidas no meio organizacional, sendo ambos fatores importantes para a tomada de boas decisões praticas na área de administração.

2) Como o contexto histórico influencia o surgimento de cada uma das escolas de pensamentos das teorias administrativas apresentados? Dê exemplos

R: Como exemplo podemos citar a escola clássica de administração, que advém do início do capitalismo, quando havia força de trabalho desqualificada e falta de eficiência, para contrabalancear tais problemas se desenvolveram formas administrativas que capacitavam o trabalhador e remuneravam a alta eficiência; enquanto a teoria de sistemas surgiu muito tempo depois, incorporando os avanços na área de tecnologia e informação para o desenvolvimento de uma administração mais eficaz e eficiente.

3) Quais as principais diferenças entre as correntes de pensamento que compõe a escola clássica de administração? Concorda que a administração cientifica e a gestão administrativa sejam estudadas no âmbito da mesma escola.

R: A administração cientifica e gestão administrativa estão juntas em tal âmbito, pois de certa forma tem objetivos semelhantes e que se completam, sendo a primeira focada na melhoria da produtividade no nível operacional, enquanto a segunda foca-se mais na sua organização e sua efetividade.

4) Porque a burocracia é considerada um modelo ideal? Quais são as principais disfunções.

R: Pois era considera utópica para autores como Weber, pois nunca estaria em sua forma pura na prática, sempre haveria devagações e sub-práticas que se distanciam da teoria em geral. Porém tal teoria, mesmo sendo considerada ideal, ainda pecava pela visão fechada do sistema, característica da escola clássica, e também da rigidez em decorrer da formalização e abuso de poder tecnocrático. Principalmente trazer conceitos da psicologia e sociologia para os preceitos da escola clássica, da administração, inspirando a escola do enfoque comportamental e posteriores que colocavam o individuo acima de um simples contribuinte braçal do trabalho.

5) Como os experimentos de Hawthone contribuíram para consolidação do movimento de relações humanas? Quais são as principais conclusões desse movimento?

R: Os experimentos de Hawthone revelaram que a postura amigável e aberta dos supervisores e pesquisadores juntos aos trabalhadores resultou no aumento da moral e da produtividade destes o que levou a conclusão de que esses resultados mais eficientes eram devidos ao interesse pessoal dedicado ao trabalhador e á supervisão mais cooperativa. Nota-se portanto, que não era um problema de natureza técnica, mas de ordem humana e social. Assim, este experimento contribuiu para a consolidação da escola de relações humanas por demonstrar que as necessidades sociais tinham precedência sobre as necessidades econômicas.

As principais conclusões desse movimento são:

a) A integração social do individuo é fator determinante de seu nível de produtividade,

b) O comportamento do individuo é determinado pelas normas de funcionamento do grupo a que pertence

c) As organizações são compostas por diferentes grupos formais que não coincidem exatamente com sua estrutura formal.

d) Uma supervisão mais cooperativa e preocupada com os trabalhadores influencia positivamente a eficiência organizacional.

6) Qual é a contribuição dos estudos sobre motivação e liderança para a administração? Quais as principais criticas apontadas as escolas comportamental.

R: A motivação demonstrou ser vital na melhoria do desempenho dos trabalhadores tendo em vista que o ser humano possui necessidades básicas ou higiênicas e as necessidades de auto realização, com base nos quais é possível obter maior dedicação e comprometimento dos indivíduos com as organizações. O administrador que foca apenas nos fatores higiênicos não consegue alcançar maior dedicação e trabalhadores. Assim, as práticas motivacionais devem se voltar para a busca de satisfação dos fatores intrínsecos ao individuo. Quanto a visão de critica, foi modificada de uma mera questão de responsabilidades e caráter para uma questão de atitudes e comportamentos que definiria os estilos de liderança.

7) Qual é a relação existente entre a segunda guerra mundial e o desenvolvimento da escola quantitativa em administração?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com