TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Democracia

Pesquisas Acadêmicas: Teoria Da Democracia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  947 Palavras (4 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 4

éOs problemas empíricos os quais a teoria de Sartori busca solucionar , são estes apresentados na ‘TEORIA DA DEMOCRACIA REVISTADA’ , o problema de como defender os interesses da minoria , isto é de como evitar que o princípio da maioria , que caracteriza o regime democrático, incorra a exclusão das minorias , e o problema de como viabilizar a democracia em larga escala ou para grandes Estados .

A partir disso ,Sartori afirma que a liberdade politica não é do tipo psicológico ,intelectual ,moral ,social, econômico ou legal – Presume essas liberdades e também as promove – mas não é parecida a elas. Já Locke vê a liberdade como a atuação sob a determinação do eu, para depois defini-lá como não estar ‘sujeito a vontade desconhecida ,incerta de outro homem ’

A maioria dos outros filósofos se preocupava em encontrar a Verdadeira Liberdade ou com a Essência da Liberdade, com o problema da liberdade da vontade , ou com a questão da forma suprema da liberdade .

Em primeiro lugar, mesmo se tivéssemos que assegurar que o homem não é ontologicamente um agente livre é que não é o real e absolutamente responsável por suas ações, deveríamos, por isso renunciar a ordem social acompanhadas de sanções ?Não existe maneira de como poderíamos fazer isso. O que muda é o significado da pena, que passaria a perder seu valor repressivo. O réu se tornaria uma vitima da sociedade, expiando culpa das quais não seria responsável. Porem seria condenado da mesma forma, pois as sociedades afastam aqueles que as leis na qual se baseiam.

O segundo argumento para manter o problema filosófico , é que estamos predestinados a não entender em que sentido Spinoza afirmava que a liberdade era racional ou perfeita, ou Kant que era autonomia, ou Hegel que era a aceitação da necessidade. Tais pensamentos passam a fazer sentido quando seus contextos são compreendidos , porem seu valor de verdade, tem a haver com procura de uma liberdade que é indispensável . Percebe-se que nenhum desses pensamentos reporta-se a uma liberdade ‘relacional ’.

Quando tentamos usar estes conceitos para tratar de sujeição politica, que é um enigma relacional, mudaremos em vão seu significado.

Ao final, temos de tratar dos estágios do processo de liberdade. Certos tipos de liberdade dedicam basicamente a criar situações que permitam a liberdade.

A liberdade politica é assim, e consequentemente a liberdade econômica e jurídica também. Em outro âmbito, a ênfase situa-se principal quando não exclusivamente , nas raízes e fontes da liberdade.

A evidencia entre tenho a possibilidade de e posso adéqua entre as esferas da liberdade. Quando estamos interessados no exterior da liberdade, ou seja na liberdade da ação, ela toma a forma de permissão. Mas, quando o problema não é de liberdade externa, nos ocupamos da liberdade como capacidade.

Hobbes, um filosofo inglês uma vez afirmou : “Liberdade é exatamente ausência de impedimentos externos ao movimento’. A maior parte dos autores ressalta com respeito a liberdade, a diversidade enorme de seus sentidos.

Porem se separaremos a liberdade politica das outras , o que enternece é a continuidade de seu significado com o passar do tempo.

Para que possamos compreender, a liberdade politica é necessário preocupar-se com o poder dos poderes subordinados. Temos a liberdade politica ,ou seja, temos pessoas livres a medida que são criadas circunstancias que facilitam ao seu poder menor resistir ao poder maior . O conceito de liberdade politica uma conotação de antagonismo.

A ‘ausência de impedimentos externos’ de Hobbes não deve ser levado ao ‘pé da letra’, a falta de restrição não é a ausência de todas as restrições. Com uma situação de liberdade, queremos expressar uma situação de segurança onde os governados revoltem-se verdadeiramente ao abuso do poder dos governantes .

Rossiter resumiu a ideia que hoje temos quatro noções de liberdade : independência ,privacidade, poder e oportunidade.

A liberdade politica não é necessariamente o único tipo de liberdade, e muito menos aquela que tem valor supremo.parece que devemos resistir a tentação de tratar a liberdade politica como um a liberdade completa. A liberdade politica requer uma ação positiva e resistência ativa.

Logo, a liberdade se perde facilmente. Entretanto, as relações entre cidadãos e o Estado é desigual, seu poder é fácil de derrubar, então sua liberdade se caracteriza pela suposição de mecanismo na defesa. importante ressaltar que não se pode passar por cima da liberdade politica. Não podemos passar no sentido negativo se pretendemos alcançar o positivo.

O que se exige da liberdade politica é a proteção, a solução é baseada na obediência. O problema da liberdade politica está na busca de regras que desviem o poder. A proteção da lei pode ser entendida de três formas : grega (legislativa), romana (poder legal inglês ) e liberal (constitucionalismo) . Quando a lei perdeu seu valor sagrado, a soberania popular foi colocada acima da lei.

O risco da solução legislativa é que se pode chegar ao um ponto em que os homens tiranicamente governados por outros homens, onde as leis não mais representam uma proteção. Primeiro, o governo da lei em si não constitui necessariamente uma salvaguarda da dimensão politica da liberdade. Segundo, quando o governo da lei baseia na descoberta da lei, os juízes atuam segundo esse principio , a lei pode ficar fragmentada. Terceiro, os juízes podem não se ver como as pessoas que buscam descobrir a lei, mas como as pessoas que fazem a lei.

O constitucionalismo liberal é a estratégia de conservar as vantagens das soluções supraditas , ao mesmo tempo diminui suas falhas.

Além disso , A única forma de construir um sistema politico não-opressivo, despersonalizar o poder, colocando a lei acima dos homens. O que protege nossa liberdade hoje são os direitos.

...

Baixar como  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »