TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de Democracia e as teorias envolvidas Como se dá o processo eleitoral brasileiro.

Por:   •  10/5/2016  •  Resenha  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 2

Conceito de Democracia e as teorias envolvidas

Como se dá o processo eleitoral brasileiro.

O que significa participação política e como ela ocorre em nosso país.

A participação política em nosso país é suficiente para que nosso Estado seja considerado democrático?

Em apresentações anteriores sobre a temática, isto é, sobre o conceito do termo democracia, haja vista os conhecimentos aqui adquiridos fazem-se, oportuno, sempre que necessário for fazermos bom uso desses termos, não como empobrecimento ao texto e ao trabalho, mas sim, visto como que consagrado, portanto, enriquecer este referido trabalho. Sobretudo, perceberemos que anexo este conceito traremos elementos novos que nos levam a galgar o conhecimento a cerca do tema proposto.

Democracia é, assim, entendida como o regime político fundado na soberania popular e no respeito integral aos direitos humanos. Esta breve definição tem a vantagem de agregar democracia política e democracia social.

Para tal, recorremos a outros termos, que reúne os pilares da “democracia dos antigos”, ou democracia política tão bem explicitada por Marilena Chauí[1] e Hannah Arendt[2], quando ambas as definem como a liberdade para a participação na vida pública, e a democracia moderna, embasada no ideal republicano, nos valores do liberalismo político e da democracia social. Ou seja, reúne as exigências da cidadania plena, a única que engloba as liberdades civis e a participação política, ao mesmo tempo que reivindica a igualdade e a prática da solidariedade.

Podemos até este momento observar que a democracia em si, invoca um conceito aberto, dinâmico e plural, em constante processo de transformação. E dentro deste conceito abarca a compreensão a dimensão do respeito à legalidade, constituindo o chamado governo das leis, marcado pela subordinação do poder ao Direito.

Até este momento tivermos a conceituação proposta como um dos pontos essenciais para compor este Trabalho. Contudo, abarcaremos as teorias envolvidas ou se podemos assim dizer de suas variações.

REFERENCIA

SOUSA, Rainer Gonçalves. "Democracia Direta e Indireta"; Brasil Escola. Disponível em . Acesso em 21 de novembro de 2015.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (79.9 Kb)   docx (276.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com