TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Politico

Trabalho Escolar: Trabalho Politico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  1.133 Palavras (5 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4,5 e 6

3CONCLUSÃO..........................................................................................................7

4 REFERÊNCIAS ........................8

1INTRODUÇÃO

Neste estudo iremos falar sobre projeto ético-político seus avanços e acontecimentos junto a corrente neoliberal sua metodologia e política. Iremos também falar sobre as mudanças que houve com a Constituição Federal os direitos que foram garantidos com sua criação e o processo que houve pra criar o projeto ético-político do Serviço Social.

Este Projeto Profissional é um texto informativo que valoriza a conduta ética dos profissionais de Serviço Social e está vinculado a um projeto de transformação da sociedade brasileira.

2DESENVOLVIMENTO

Marcos históricos e expressões do Serviço Social

A partir da década de 1980, institui-se, de modo mais sistemático, o debate acadêmico do Serviço Social, marcando um processo de ruptura com o conservadorismo presente na constituição da profissão. Durante esta década, o processo de rompimento com o conservadorismo gerou no interior da profissão uma cultura que reconhece a pluralidade teórico-metodológica, no entanto, fortalece a orientação marxista como direção hegemônica para o projeto ético-político profissional. Esta orientação coloca como valor central os princípios de democracia, liberdade, justiça social e dignidade humana, definidos e explicitados no Código de Ética de 1993 (BRASIL, 1997), marco significativo para a profissão nos anos 90.

A maior parte dos temas de pesquisa dos anos 80, e que prosseguem abordadas nos anos 90, refere-se às políticas públicas na sua interface com o Estado. Exemplo disto é a temática Seguridade Social, a partir de seu marco histórico que é a Constituição Federal de 1988. Recentemente, vêm avançando as investigações sobre a sociedade civil, os processos de gestão e controle das políticas públicas e o papel dos Conselhos de Direitos. Também ganha ênfase o campo de preocupação relativo aos usuários do Serviço Social, muito embora na sua relação com as políticas públicas.

No início da década de 1960, sob o governo populista deJoão Goulart, o “Jango”, tivemos políticas desenvolvimentistas,propondo as reformas de base, num contexto tenso de crise do populismo e a efervescência de movimentos sociais e sindicatos,que culminou no golpe militar de 1964. Segundo Iamamoto (1985),neste rápido governo o Serviço Social tem uma maior participação na formulação das políticas e planejamento, tendo o status daprofissão redefinido nas equipes interdisciplinares.Quanto a organização da categoria, segundo Netto (1998,p.164), a perspectiva modernizadora constitui a primeira expressãodo processo de renovação do Serviço Social no Brasil, que emerge apartir do encontro de Porto Alegre em 1965. Entretanto, teve comomarco e encontra sua formulação firmada nos resultados do 1°“Seminário de Teorização do Serviço Social de Araxá (MG)”,promovido pelo CBCISS entre 19 e 26/março/1967, e se desdobranum segundo evento da mesma série e também patrocinado peloCBCISS, entre 10 e 17/janeiro/1970 em Teresópolis (RJ), queculminaram nos documentos de Araxá e Teresópolis,respectivamente.

Integrado no sistema universitário em todos os níveis, nos anos 1980 o Serviço social brasileiro assistiu ao desenvolvimento de uma perspectiva crítica, tanto teórica quanto prática, que se constituiu a partir do espírito próprio da Reconceituação. Não se tratou de uma simples continuidadedas idéiasreconceituadas, uma vez que as condições históricas, políticas e institucionais eram muito diversas das do período anterior; antes, o que se operou foi uma retomada da crítica ao tradicionalismo a partir das conquistas Reconceituadas – por isto é adequado caracterizar o desenvolvimento deste “Serviço Social Crítico” no Brasil como herdeiro do espírito da Reconceituação: comprometido com os interesses da massa da população, preocupado com aqualificação acadêmica e com a interlocução com as ciências sociais e investindo fortemente na pesquisa.

É importante assinalar que é no âmbito do movimento de Reconceituação e em seusdesdobramentos, que se definem de forma mais clara e se confrontam, diversas tendências voltadas a fundamentação do exercício e dos posicionamentos teóricos do Serviço Social. Tendências que resultam de conjunturas sociais particulares dos países do Continente e que levam, por exemplo, no Brasil, o movimento em seus primeiros momentos, (em tempos de ditadura militar e de impossibilidade de contestação política) a priorizar um projeto tecnocrático/modernizador, do qual Araxá e Teresópolis são as melhores expressões. Já o tronco latino americano do movimento, sobretudo no Cone Sul, assume claramente uma perspectiva crítica de contestação política e a proposta de transformação social. Posição que, dificilmente poderá levar à prática frente à explosão de governos militares ditatoriais e pela ausência de suportes teóricos claros.

Sem dúvida, as ditaduras que tiveram vigência no Continente deixaram suas marcas nas ciências sociais e na profissão,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com